O que é:

É uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zoster. É mais frequente no final do inverno e início da primavera. Em crianças, geralmente, é uma doença benigna e autolimitada e, em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante. A transmissão se dá de pessoa a pessoa, através de contato direto ou de secreções respiratórias (disseminação aérea de partículas virais/aerossóis) e, raramente, através de contato com lesões de pele. Indiretamente é transmitida através de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.

O período de incubação é de 14 a 16 dias, podendo variar entre 10 a 20 dias após o contato. O período de transmissibilidade varia de 1 a 2 dias antes da erupção até 5 dias após o surgimento do primeiro grupo de vesículas. Enquanto houver vesículas, a infecção é possível. A infecção confere imunidade permanente, embora, raramente, possa ocorrer um segundo episódio de varicela.  A imunidade passiva transferida para o feto pela mãe que já teve varicela assegura, na maioria das vezes, proteção até 4 a 6 meses de vida extrauterina.A infecção materna no primeiro ou no segundo trimestre da gestação pode resultar em embriopatia.

No Brasil, a varicela não é uma doença de notificação compulsória, embora os surtos devam ser notificados às secretarias municipais e estaduais de saúde. Entretanto, a varicela foi incluída na lista de notificação compulsória estadual, sendo sua notificação obrigatória para qualquer caso suspeito de varicela no estado de Pernambuco. É caso suspeito de varicela, paciente com quadro discreto de febre moderada, de início súbito, que dura de 2 a 3 dias, e sintomas generalizados inespecíficos (mal-estar, adinamia, anorexia, cefaleia e outros) e erupção cutânea pápulo-vesicular, que se inicia na face, couro cabeludo ou tronco (distribuição centrípeta – cabeça e tronco).

Sinais e Sintomas

É caracterizada por surgimento de exantema de aspecto maculopapular e distribuição centrípeta, que, após algumas horas, torna-se vesicular, evolui rapidamente para pústulas e, posteriormente, forma crostas, em 3 a 4 dias. Pode ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos. A principal característica clínica são lesões cutâneas, que se apresentam nas diversas formas evolutivas, acompanhadas de prurido (coceira). Infecções subclínicas são raras.

Medidas e Prevenção e Controle

Até o momento, a vacinação universal contra a varicela não é realizada no Brasil, exceto nas populações indígenas em caso de surto, a partir dos 6 meses, e para a prevenção da doença em indivíduo suscetível de qualquer idade, até 96 horas após a exposição a uma fonte de infecção, desde que seja integrante de grupo de risco para as formas graves da doença. Além disso, essa vacina encontra-se disponível nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) para ser administrada de acordo com as indicações específicas.

Outra medida de prevenção de surtos é a educação em saúde, principalmente em escolas e creches, visando orientar professores e pais para que os indivíduos com suspeita da doença permaneçam em casa. Alertar para a necessidade de vacinação ou imunoglobulina para os indivíduos conforme indicação do CRIE e evitar que mantenham contato com pessoas portadoras da doença.