O que é: 

 

A tuberculose é uma doença curável e com tratamento gratuito, causada por uma bactéria denominada bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões, podendo ocorrer também em outras partes do corpo (forma extrapulmonar) como: ganglionar periférica, pleural, cutânea, oftálmica, renal, meníngea (membranas que envolvem o cérebro), entre outras. Entre a população, os mais vulneráveis são os presidiários, os moradores de rua, as comunidades indígenas e pessoas vivendo com HIV/Aids.

 

Sintomatologia

 

Os principais sintomas são: tosse, febre vespertina, sudorese noturna, falta de apetite e emagrecimento. Pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais são suspeitas de ter a doença e deverão procurar um serviço de saúde mais próximo para realizar o exame de escarro (baciloscopia). 

 

Meio de Diagnóstico

 

O exame mais importante para o diagnóstico da tuberculose pulmonar é a baciloscopia (exame de escarro). O profissional de saúde poderá solicitar outros exames complementares, como a radiografia de tórax (RX).  A baciloscopia (exame de escarro) deverá ser realizada mensalmente para controle. O Sistema ùnico de Saúde (SUS) disponibiliza o exames nas unidades de saúdes, portanto, todo indivíduo que apresentar tosse por mais de três semanas deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.  É transmitida de pessoa para pessoa. Ao espirrar ou tossir, o doente expele as bactérias através de pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-a. Não é preciso separar copos, talheres, pratos e outros utensílios do paciente.

 

O tratamento é feito com uma associação de antibióticos, de forma gratuita e com duração de 6 a 12 meses. O paciente deve tomar o medicamento diariamente e realizar visitas regulares às unidades de saúde. Com o início do tratamento, a transmissão é reduzida, gradativamente, a níveis insignificantes, em até 15 dias.   A falta do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, além do abandono do tratamento, este último possibilitando o surgimento de bacilos resistentes  a medicação, podem levar a pessoa a morte. No entanto, Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações médicas.

 
Prevenção
 
O sol e a ventilação podem diminuir o risco da transmissão. A vacina BCG, obrigatória para menores de 1 ano, protege as crianças e adultos jovens contra as formas mais graves da doença. Para prevenir a doença é fundamental que os pacientes com tuberculose sejam identificados e tratados precocemente, reduzindo a chance de contaminação do ambiente. É importante também que o doente, ao tossir ou espirrar, tenha o cuidado de proteger a boca e o nariz.