VII Geres realiza o I Fórum de Vigilância Sanitária da VII Região de Saúde de Pernambuco

Para debater a prática de vigilância sanitária, a VII Gerência Regional de Saúde (Geres) em parceria com o município de Salgueiro realizou nesta quinta-feira (05/09) o I Fórum de Vigilância Sanitária da VII Região de Saúde de Pernambuco e teve como tema principal “Potencialidades e Desafios”.

O evento aconteceu no Espaço Fest, em Salgueiro – sede da VII Geres -, e contou com a presença dos profissionais de vigilância em saúde, técnicos da vigilância sanitária, atenção primária à saúde, gestores e representantes de instituições de ensino superior.

Para a gerente da VII Geres, Dora Magalhães, o objetivo foi ampliar a discussão e proporcionar a troca de experiências relacionadas ao tema. “Essa é uma oportunidade de fomentar reflexões e encaminhamentos que levem ao fortalecimento do SUS”, afirmou.

Na ocasião, a diretora geral Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Karla Baêta, abordou “O papel da Vigilância Sanitária na promoção da saúde à população”, com foco na importância da atuação do órgão que busca pela segurança à saúde. “Agimos na integralidade do cuidado, não só no sentido da prevenção, mas também de promover a garantia de produtos e serviços seguros e de qualidade, que podem ser usados de maneira adequada”, pontuou Karla Baêta.

O diretor do Hospital Regional Inácio de Sá, Alain Carvalho, marcou presença no evento e reforçou a importância do debate para os serviços do município. “Foi importante prestigiar esse evento e ampliar conhecimentos sobre a atuação da Vigilância Sanitária (Apevisa) em articulação com os equipamentos de saúde da região. O Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS) valoriza essa integração, pois entende que é dessa forma que o SUS é verdadeiramente fortalecido no território”, destacou.

Estiveram presentes no fórum o diretor geral de gestão participativa da SES-PE, Renan Freitas, a diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems), Samara Callou, além do prefeito e secretário de saúde de Salgueiro, Marcones Sá e George Sampaio, respectivamente.