X Geres e Gerência de Atenção à Saúde da Mulher promovem curso de Pré-natal de Risco Habitual

Iniciativa reúne profissionais da Atenção Primária em Afogados da Ingazeira e São José do Egito

Com o objetivo de aperfeiçoar a atuação dos profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) quanto aos fundamentos, condutas e manejo na assistência ao pré-natal, a X Gerência Regional de Saúde (X Geres), com sede em Afogados da Ingazeira, em parceria com a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, promove hoje e amanhã (19 e 20/09) o Curso de Pré-natal de Risco Habitual na APS.

A atualização de médicos, enfermeiros e técnicos do Mãe Coruja acontece nos auditórios do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Afogados da Ingazeira – e da Faculdade do Vale do Pajeú, em São José do Egito. Ao todo, 180 profissionais participam da atualização.

O Curso, que será conduzido pelas médicas obstetras Sonayde Carvalho e Cleonusia Vasconcelos – esta última gerente de Atenção à Saúde da Mulher -, terá como foco a promoção de conhecimentos técnico-científicos quanto às condutas, manejo e cuidados na assistência ao pré-natal na Atenção Primária, além de reconhecer as ações voltadas para o período pré-natal e sua importância para uma gestação saudável, compreendendo os aspectos relevantes da organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

“Sabemos da importância de um pré-natal de qualidade para o monitoramento da gestação, identificar possíveis riscos e complicações. Portanto, a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, dentro da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, atua realizando cursos direcionados aos profissionais que realizam pré-natal na atenção primária no intuito de atualizar, dentro das melhores evidências científicas, fortalecendo competências para a redução da mortalidade materna e infantil”, destaca a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES-PE, Cleonúsia Vasconcelos.

A matriz curricular do Curso de Pré-natal conta com quatro eixos principais direcionados para a Assistência ao pré-natal no 1º trimestre, Estratificação de risco gestacional, Assistência ao pré-natal no 2º e 3º trimestres e Cuidados no puerpério. Temáticas como hipertensão e diabetes na gestação e quadros de infecção do trato urinário também serão abordados.

“O encontro objetiva aperfeiçoar a atuação dos profissionais médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária quanto aos fundamentos, condutas e manejo na assistência ao pré-natal”, reforçou a coordenadora da Atenção à Saúde da X Geres, Bruna Vanessa Campos.

As obstetras Michele Moura, Gabriela Cantarelli, Thycia Furtado, Lamartine Passos e a enfermeira Viviane Zuza irão apresentar aos participantes as principais patologias que podem causar intercorrências durante a gestação.