X Geres promove Fórum em alusão ao Maio Amarelo

Na ocasião, foram apresentados dados epidemiológicos e experiências exitosas

A X Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Afogados da Ingazeira, promoveu nesta terça-feira (04/06), o “III Fórum de Experiências Exitosas – Maio Amarelo/ Paz no trânsito começa por você”. O Fórum foi promovido com o objetivo de dar visibilidade à temática sobre a prevenção dos acidentes envolvendo transportes terrestres. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Afogados da Ingazeira.

Na ocasião, a equipe de Vigilância em Saúde da regional apresentou o perfil epidemiológico de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) na região, e os agentes da Operação Lei Seca (OLS) ministraram a palestra temática do evento: “Paz no trânsito começa por você”.

Em 2023, a X Regional de Saúde Contabilizou no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), unidade sentinela para notificação de atendimentos de pacientes vítimas de acidente com transporte terrestre, 1.551 atendimentos. Destes, 1.271 envolveram o uso de motocicleta.

“Até o momento, no decorrer do primeiro quadrimestre de 2024 (janeiro a abril), foram realizados 133 atendimentos desta natureza, sendo 109 envolvendo motocicleta. Observa-se ainda que em mais de 50% dos acidentes ocorrem entre a população masculina, na faixa etária entre 20 e 39 anos e os principais fatores são: uso abusivo de álcool, a falta do uso de capacete e do cinto de segurança”, detalhou a gerente da X Geres, Mary Delanea.

Representantes das cidades de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Iguaracy e Tabira, apresentaram as experiências exitosas desenvolvidas em seus territórios e voltadas para o Maio Amarelo. O III Fórum contou ainda com apresentação cultural do grupo Jabitacaense, com parceria com a Secretaria de Cultura de Iguaracy.

A reunião dos profissionais contou ainda com a presença de representantes do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto: Detran, Corpo de Bombeiros, Rotary, Secretaria Municipal de Obras de Afogados da Ingazeira, além da Regional de Saúde.