XI Geres é sede de treinamento de auriculoterapia na macrorregional

A XI Gerência Regional de Saúde (XI Geres) sediou, nesta sexta-feira (16/08), o Curso de Auriculoterapia, na sede da Regional, em Serra Talhada. O treinamento foi ministrado pelo Ministério da Saúde, em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina e a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). O Objetivo do Curso de Auriculoterapia é fortalecer a Atenção Primária da III Macroregional de Saúde do Estado, com práticas integrativas, que possam auxiliar outros tratamentos.

A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha – geralmente por meio do uso de sementes vegetais esféricas aderidas à pele – e é considerado um recurso terapêutico de baixo custo, seguro e de muito fácil aplicação no manejo de diferentes quadros sintomatológicos e de condições crônicas.

Derivada da acupuntura, a auriculoterapia consiste na aplicação de pressão de pontos específicos. E assim liberar estímulos que possam fazer o paciente retomar o estado de equilíbrio. Além de tratar, pode ainda diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e emocionais.

“Estou muito feliz com a realização desse curso aqui para os profissionais do território, vai ser mais um reforço, além do que já vem sendo desenvolvido, na melhoria da assistência à saúde da população da nossa região”, destacou a gerente da XI Geres, Karla Millene.