XII Geres conclui treinamento de triagem neonatal no território

A XII Gerência Regional de Saúde (Geres) finalizou, neste mês, mais uma etapa do curso de Triagem Neonatal para técnicos, enfermeiros e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde e dos 10 municípios da região e do Hospital Belarmino Correia. A proposta teve como objetivo fortalecer e expandir o serviço no território.

A triagem neonatal é um processo essencial para a detecção precoce de doenças congênitas e outras condições que podem afetar o desenvolvimento do recém-nascido.

De acordo com a gerente da XII Geres, Camilla Sena, é importante realizar treinamentos para os profissionais da atenção básica e da maternidade para garantir pessoal devidamente preparado para identificar e gerenciar condições de saúde críticas nos primeiros dias de vida.

“Reforçar o serviço com conhecimento e treinamento, contribui significativamente para o fortalecimento da estratégia, entre os níveis de atenção para que estejam articulados entre si, de forma a garantir a integralidade do cuidado a cada ponto de atenção e/ou aos serviços de apoio dentro dos 10 municípios e do Hospital Regional”, destacou.