Com o objetivo de alinhar estratégias, compartilhar boas práticas, identificar desafios e desenvolver soluções conjuntas para aprimorar a qualidade e efetividade dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), a Diretoria Geral da Atenção Primária (DGAP) promoveu o 1º Colegiado com as Gerências Regionais de Saúde (GERES) nesta quinta-feira (03/04).
O encontro teve como objetivo ntegrar a DGAP às 12 regionais de saúde do estado, fortalecendo a implementação de políticas públicas e ampliando o alcance das ações.
“Estamos promovendo esse colegiado integrado com as regionais para fortalecer e articular ações que garantam que mais iniciativas cheguem à população dos municípios pernambucanos. Esse evento foi essencial, pois marca a possibilidade de implantação de políticas públicas norteadas pelo Governo do Estado, em parceria com diversos setores. Quando nos reunimos para discutir desafios e propor soluções conjuntas, garantimos que as ações sejam viáveis e cheguem a quem realmente precisa, assegurando uma saúde digna para todos os pernambucanos”, destacou a diretora-geral da Atenção Primária, Rafaela Niels.
Programação – O evento teve início às 9h, com a abertura oficial conduzida por Renan Freitas, secretário-executivo da Vigilância e Atenção Primária, e Rafaela Niels, diretora-geral da Atenção Primária. Às 9h30, foi realizado o acolhimento e a apresentação da equipe organizadora. Dando sequência às atividades, aconteceu uma escuta qualificada das 12 regionais de saúde, proporcionando um espaço para compartilhar desafios e boas práticas. Também foram debatidas pactuações e acordos estratégicos para fortalecer a gestão da APS. No período da tarde, às 14h, a Gerência de Saúde da Criança e do Adolescente apresentou um panorama sobre a Saúde da Criança. Em seguida, houve um momento voltado ao compartilhamento de experiências e ao fortalecimento da rede de atuação.
O encontro foi encerrado às 16h, com a definição dos encaminhamentos e das próximas etapas para a consolidação das estratégias discutidas.