A-

A+

III Geres realiza 2º Encontro Regional de Saúde da Pessoa com Autismo e reforça a importância de debater o tem

O Abril Azul é o mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil pode ter mais de dois milhões de pessoas no espectro. Com o objetivo de debater, vivenciar e ampliar a conscientização sobre o tema, a III Gerência Regional de Saúde (Geres), em parceria com a Faculdade dos Palmares (FAP), realizou nesta terça-feira (01/04) o 2° Encontro Regional de Saúde da Pessoa com Autismo, na cidade de Palmares.

“Vivenciar o Abril Azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas, é fundamental para conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, dar visibilidade à causa e contribuir para uma sociedade mais informada, inclusiva e menos preconceituosa. Diante disso, identificamos a necessidade de intensificar o diálogo sobre o autismo nos serviços de saúde, especialmente nas unidades básicas de saúde, promovendo a intersetorialidade e buscando o apoio dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial e dos instrumentos disponíveis nos municípios da III Região de Saúde”, destacou a gerente da III Geres, Joyce Catarina.

PROGRAMAÇÃO – O evento teve início às 8h, com o acolhimento e credenciamento, incluindo a apresentação da banda da APAE e um cordel sobre o autismo. Em seguida, foram realizadas palestras. A advogada especialista em autismo, Camila Barros, ministrou sobre: “Direito e Autismo: Perspectivas e Desafios”. Já Caio Damásio, advogado especializado em direito público e eleitoral, autista e ativista, abordou “O Diagnóstico do Autismo na Vida Adulta”. Na sequência, a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com TEA e outras Neurodiversidades, Valdiza Soares, falou sobre “Autismo na Rede de Atenção à Saúde: Cuidado, Desafios e Possibilidades”.

No período da tarde, a psicóloga Frínea Martins da Costa Andrade apresentou a palestra “O Cuidado Multiprofissional à Pessoa Com Autismo”. Em seguida, ocorreu uma mesa-redonda sobre o mesmo tema, mediada por Maria Chiara Nascimento dos Santos, assistente social e coordenadora da APAE Palmares. O debate contou com a participação da profissional de educação física Maria Clara Porto da Silva; da psicóloga e analista do comportamento Frínea Martins da Costa Andrade; da nutricionista Nathalia Ribeiro; da psicóloga especialista em saúde mental e coordenadora clínica do CAPS de Catende, Carla Fabiana Félix da Silva; e da pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional Jenyffer Talita da Silva.

Mais Notícias

1º Colegiado da Atenção Primária reúne Gerências Regionais de Saúde para fortalecer políticas públicas em Pernambuco

Com o objetivo de alinhar estratégias, compartilhar boas práticas, identificar desafios e desenvolver soluções conjuntas para aprimorar a qualidade e efetividade dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), a Diretoria Geral da Atenção Primária (DGAP) promoveu o 1º Colegiado com as Gerências Regionais de Saúde (GERES) nesta quinta-feira (03/04).

Leia mais »

Hospital Maria Lucinda é um dos cinco hospitais de Pernambuco selecionados para programa nacional de uso racional de antibióticos

Iniciativa do Proadi-SUS e Anvisa busca combater resistência microbiana e qualificar o cuidado nos hospitais do SUS O Hospital Maria Lucinda foi um dos cinco hospitais de Pernambuco selecionados para participar do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos em Hospitais do SUS (PeGASUS), uma iniciativa nacional conduzida pelo Hospital Alemão Oswaldo

Leia mais »

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade