Referência na formação de novos profissionais, instituição agora conta com 14 programas de residência
Há exatamente um mês, a médica Letícia Barreto começou a experiência no Hospital da Restauração (HR) Gov. Paulo Guerra, como residente no setor de Endoscopia. “Só nesse tempinho, já deu para ver muita coisa diferente. Escolhi fazer a seleção para o HR pelo volume de atendimentos e pela complexidade dos casos”, conta Letícia, que se formou pela Faculdade Pernambucana de Saúde e também fez residência em Cirurgia Geral. Ela é uma dos 71 novos residentes que começaram a especialização no maior hospital da rede estadual de saúde de Pernambuco. Com eles, o HR tem atualmente 179 residentes – 131 médicos e 48 de outras áreas. Este ano, mais dois novos Programas de Residência Médica passaram a ser ofertados: Ortopedia/Traumatologia (1 ano) e Neurorradiologia.
O acolhimento aconteceu na última semana, no auditório da instituição, e reuniu os novatos, veteranos e preceptores dos programas. O Hospital da Restauração oferece programas de Residência Médica e outros em área uniprofissional da saúde, como Enfermagem, Nutrição, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Farmácia. A formação varia de um a cinco anos, a depender do programa.
Na área médica, os programas de residência são em 14 especialidades: Anestesiologia; Clínica Médica; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Endoscopia; Neurocirurgia; Neurologia; Neurorradiologia; Ortopedia/Traumatologia (1 e 3 anos); Radiologia/Diagnóstico por Imagem (1 e 3 anos); Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia; Neurorradiologia; Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular. O Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem, por sua vez, é dividido em Emergência, Centro Cirúrgico, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Neurologia/Neurocirurgia.
Para o diretor geral do Hospital da Restauração, Petrus Andrade Lima, a população também ganha com a ampliação dos programas de residência e a chegada desses profissionais. “Mais residentes significa mais especialistas na rede, significa mais qualificação, é a garantia de profissionais melhor qualificados para o serviço público de saúde”, afirma.