A-

A+

UPAE Carpina promove capacitações em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que acontece em 26 de abril, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Carpina realiza, nesta semana, uma programação voltada para a conscientização e qualificação de profissionais de saúde, destacando a importância do enfrentamento adequado da hipertensão como condição crônica de alta prevalência no país.

Na quarta-feira (23/04), foram realizadas as capacitações “Hipertensão Arterial: Sinais de Alerta e a Importância Nutricional para o Controle” e “Hipertensão Arterial: Diagnóstico e Manejo Clínico”. Com foco principal na integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde, a iniciativa promoveu a discussão sobre a complexidade do cuidado com pacientes hipertensos e a necessidade de articulação entre a atenção básica, especializada e vigilância em saúde.

As atividades foram conduzidas pelo cardiologista e coordenador médico da UPAE Carpina, Jullian Muniz, e pela nutricionista da unidade, Vanessa Tito, contando com a participação de agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos da II Gerência Regional de Saúde.

Segundo Jullian Muniz, assim como o diabetes, a hipertensão é uma condição que não apresenta sintomas em sua fase inicial. “Justamente por isso a prevenção é tão importante. Pessoas que já convivem com a hipertensão, ou que têm fatores de risco como diabetes ou doença renal, precisam manter um acompanhamento regular. O diagnóstico precoce e o monitoramento contínuo são essenciais para evitar complicações mais graves”, reforça o coordenador médico.

Além da capacitação para os profissionais, a unidade também promove, durante uma semana, palestras para os usuários sobre o tema.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade