Equipes técnicas da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizaram, de segunda (12/05) a esta sexta-feira (16/05), visitas a 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Recife e Região Metropolitana. O objetivo desses encontros foi conduzir “Simulações In Situ”, que são simulações clínicas que acontecem no próprio ambiente de trabalho.
Nestes eventos foram levados em consideração casos clínicos envolvendo pacientes com dor torácica. Como propósito, mapeou-se toda a jornada do paciente, desde a chegada à unidade de pronto atendimento até o desfecho da assistência.
Durante as atividades, em acordo com as instruções da Rede RUE (Rede de Atenção às Urgências e Emergências), que tem como objetivo reordenar a atenção à saúde de forma coordenada, foram mobilizados 103 profissionais de saúde. Nessas ocasiões, foram discutidos os dados observados e identificação das oportunidades de melhoria contínua nos protocolos assistenciais.
A SES-PE destaca que mais esta iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a qualificação da assistência e a segurança do paciente, promovendo aprendizado prático e colaborativo entre as equipes.