A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) lançou, nesta quinta-feira (11/09), o Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (NEGESP). A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), tem como objetivo ampliar a proteção dos usuários como estratégia de governança e assistência, reduzindo riscos na rede estadual e garantindo serviços de maior qualidade para a população.
O NEGESP-PE foi estruturado para atuar de forma transversal, envolvendo todas as áreas da Secretaria, por meio de um comitê consultivo. A proposta é incluir a segurança do paciente no planejamento, desenho e execução das ações da saúde estadual, prevenindo falhas que levem a eventos adversos. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), cerca de 15% das despesas hospitalares estão ligadas a danos evitáveis.
A implantação do NEGESP em Pernambuco ocorreu por meio de um workshop, que reuniu representantes de diferentes áreas da SES-PE, como Atenção Primária, Especializada e Hospitalar, Planejamento, Regulação, Qualidade, Contratualização, Escolas de Saúde Pública e Comunicação.
A adesão da SES-PE reforça o alinhamento do estado às diretrizes nacionais do Conass e às recomendações internacionais, no âmbito do Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente. Pernambuco foi o 10º estado do país a aderir à iniciativa, consolidando o núcleo como instância estratégica para avanços em todas as áreas do cuidado em saúde.
“A criação do NEGESP representa um marco para Pernambuco, consolidando uma instância permanente de Estado voltada à qualidade e à segurança do paciente. Nosso compromisso é reduzir cada vez mais as mortes evitáveis, fortalecendo a rede, que é uma das maiores do país”, disse a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Ao final do encontro, foi elaborado um plano de ação conjunto, validado pela secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti. Durante a abertura, também foi realizada uma atividade integrada com o Comitê Estadual de Implementação da Estratégia Global de Segurança do Paciente (CIEGES), importante parceiro do núcleo no monitoramento de dados.
De acordo com a coordenadora do NEGESP, Carla Araújo, a criação do núcleo representa um marco para a saúde pública de Pernambuco. “A segurança do paciente precisa ser pensada de forma estratégica, permeando todas as áreas da secretaria. O NEGESP chega para consolidar essa visão e garantir que o planejamento e a execução das ações em saúde considerem sempre a qualidade e a prevenção de riscos”, destacou a coordenadora.
O lançamento oficial do núcleo contou com a presença da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, da equipe do NEGESP-PE, de secretários executivos da SES-PE e seus respectivos representantes.


