Dentistas são capacitados sobre diagnóstico de freio lingual curto e técnicas cirúrgicas na II Geres

Profissionais integram a Atenção Primária de 20 municípios

A II Gerência Regional de Saúde (Geres) promoveu, nesta segunda-feira (05/08), uma capacitação sobre o diagnóstico de frênulo lingual curto (anquiloglossia) assim como as técnicas cirúrgicas (fenotomia e frenectomia), para os profissionais de saúde bucal dos 20 municípios que compõem a abrangência da II Geres. A formação contou com a apresentação de conteúdo teórico, no auditório da Regional de Saúde, e acompanhamento de prática cirúrgica no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Limoeiro.

O principal objetivo da capacitação foi qualificar os dentistas que atuam na Rede de Atenção Primária dos municípios para a realização dos testes específicos da língua que identificam as alterações no frênulo lingual e a necessidade da indicação cirúrgica. O procedimento cirúrgico realizado em tempo oportuno, facilita a amamentação, deglutição e fonação da criança. A capacitação foi ministrada pelas odontopediatras Patrícia Souza e Thays Melo.

Em alusão à campanha Agosto Dourado, a gerente da II Gerência Regional de Saúde, Isabel Leal, destaca que o diagnóstico precoce com a realização dos testes da língua e o procedimento cirúrgico quando necessário proporcionará a amamentação efetiva de forma tranquila e prazerosa. Também estamos sensibilizando os profissionais sobre como esse diagnóstico contribui para que o processo de amamentação não seja afetado, mas sim promovido e melhorado”, explica.