O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), convocou 3.128 novos profissionais de saúde para reforçar as equipes das unidades hospitalares do estado, promovendo maior eficiência operacional e ampliando a capacidade de resposta da rede estadual.
A convocação aconteceu entre setembro e outubro de 2025. Desde estão, os profissionais vem integrando, gradualmente, os quadros das unidades até o começo de dezembro. O processo foi realizado em articulação com as unidades de saúde, assegurando que cada hospital recebesse os profissionais de acordo com sua capacidade operacional e necessidades assistenciais.
Ao todo foram 3.046 técnicos de enfermagem, 63 técnicos de farmácia e 19 técnicos de laboratório convocados para reforçar as equipes do Hospital da Restauração (HR), do Hospital Otávio de Freitas (HOF), do Hospital Barão de Lucena (HBL), do Hospital Getúlio Vargas (HGV), do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), do Hospital Geral de Areais (HGA), do Hospital Ulysses Pernambucano (HUP), do Hospital Geral da Mirueira (HGM), do Hospital Jaboatão Prazeres (HJP), do Hospital Correia Picanço (HCP) e do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns.
“A chegada desses mais de três mil profissionais representa um reforço essencial na nossa assistência. Quanto mais gente cuidando, melhor conseguimos oferecer um atendimento realmente humanizado aos pacientes. A chegada dessas novas equipes reduz a sobrecarga dos serviços, fortalece o cuidado diário e garante que a população seja acolhida com mais qualidade e segurança. A governadora Raquel Lyra segue trabalhando para que a saúde siga avançando no estado, de forma mais próxima das pessoas e sem deixar ninguém para trás”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
O diretor de Gestão de Carreiras e Admissão de Pessoal da SES-PE, Eliezer Pedrosa, detalhou como foi realizada a distribuição dos novos profissionais de saúde estaduais. “Neste mês de novembro, concluímos o encaminhamento de cerca de 3.100 novos profissionais às unidades de saúde. Foram encaminhados técnicos de enfermagem, técnicos em farmácia e técnicos de laboratório em duas etapas. Na primeira, em outubro, foram encaminhados 1.080 profissionais. Agora, em novembro, finalizamos o encaminhamento de mais 2.000 profissionais, que estão sendo direcionados aos hospitais da I Gerência Regional de Saúde (GERES) e da V Geres, em Garanhuns, garantindo um ganho de eficiência e de prestação de um serviço mais eficiente e de maior qualidade para a nossa população, melhorando o atendimento em saúde”, disse o diretor de Gestão de Carreiras e Admissão de Pessoal da SES-PE, Eliezer Pedrosa.
O reforço atende, principalmente, setores de maior pressão assistencial, reduzindo dependência de plantões extras. Na I Geres, que abrange Recife e Região Metropolitana (RMR), o Hospital da Restauração (HR) recebeu o maior reforço entre todas as unidades, com 1.058 profissionais destinados a fortalecer setores de alta complexidade, como emergência e UTI.


