A-

A+

Saúde perto de casa: Carreta da Mulher em seis meses ampliou acesso a exames e prevenção para mulheres pernambucanas

No dia 30 de maio deste ano, nascia um programa do Governo do Estado, que reforça de forma efetiva a linha de cuidado do câncer de mama e colo do útero. A Carreta da Mulher Pernambucana – são quatro, ao todo, que percorrem as estradas de Pernambuco do Litoral ao Sertão – comemora seis meses de assistência humanizada e de oferta de cuidado em saúde perto de casa, com mais rapidez e acolhimento.

Em seis meses de estrada, a Carreta ultrapassou a marca de 51 mil (51.870) atendimentos, com mais de 28.166 mil exames de mamografia realizados — fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama — e mais de 10.120 mil consultas ginecológicas, incluindo exames preventivos e consultas especializadas.

O trabalho coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) se reflete em agradecimentos diversos, como o de Cely Leila Viana, moradora do município de Recife. Ela ressalta a importância de ser submetida a um exame de mamografia, que antes parecia tão distante de acontecer.

Além do cuidado próprio, Cely destacou a iniciativa que beneficia não apenas ela, mas milhares de mulheres do Estado. “Vim aqui nessa carreta para fazer o exame de mamografia, porque sou mulher e preciso muito. Agradeço porque me ajudou muito. E está ajudando todas as mulheres neste exato momento, porque isso é de grande valia para gente, para nossa saúde como mulher e como cidadã”, disse.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destaca o impacto desse marco para a saúde pública das mulheres. “A Carreta da Mulher Pernambucana é um compromisso da Governadora Raquel Lyra para reduzir distâncias e garantir que o cuidado chegue a cada pernambucana, onde ela estiver. Em apenas seis meses, a Carreta, que tem mais de 51 mil atendimentos, oferece acesso rápido, acolhimento e exames fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero”, afirmou.
Além dos exames e consultas, o projeto oferece procedimentos complementares que auxiliam na investigação e no diagnóstico, fortalecendo a linha de cuidado integral da mulher no SUS.

O equipamento também disponibiliza teleconsultas com mastologistas, ultrassonografia das mamas, exames de colposcopia, biópsias de mama guiadas por ultrassonografia e biópsias do colo do útero. Com uma estrutura moderna e completa, as carretas garantem conforto, acolhimento e qualidade durante o atendimento às usuárias.

A enfermeira da Carreta 1, Edivania Lima, destaca a importância da iniciativa. “Eu estou muito feliz por a gente estar com esse projeto da Carreta da Mulher Pernambucana. A gente chama essas mulheres para fazer essa prevenção com a gente. A ação é sobre salvar vidas”, afirma.

Com as quatro carretas em funcionamento, o programa dá suporte às quatro Macrorregiões de Saúde do Estado, assegurando que mais mulheres tenham acesso aos cuidados especializados pertinho de casa, no seu bairro.

Para ser atendida, a usuária deve apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Nos casos de ultrassonografia, colposcopia ou biópsias, é necessário apresentar encaminhamento médico e/ou resultado de exame alterado.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Acessar o conteúdo