Saúde do Trabalhador: SES-PE reforça cuidados no ambiente de trabalho

Qualivida busca melhorias nos níveis de saúde no ambiente corporativo

A valorização do trabalhador é reforçada no ambiente de trabalho por meio da promoção de cuidado individual visando melhorar o desempenho profissional do colaborador. Na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), esse papel é desenvolvido pela Coordenação do Qualivida, vinculada à Gerência de Saúde e Segurança do Trabalhador do SUS (GSST-SUS), que desenvolve uma política interna na área da saúde dos profissionais, com o objetivo de atender aqueles que praticam o cuidado.

Com uma visão pautada no indivíduo que trabalha na instituição, a gerência oferece serviços aos funcionários do nível central, que vão do cuidado com a saúde mental à oferta de práticas integrativas como: auriculoterapia, ventosaterapia, acupuntura e massoterapia. Vale ressaltar que o setor conta com atendimentos de psiquiatria, clínica médica e cardiologia.

“Cuidamos de quem cuida, esse é novo lema”, destaca a gestora da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalhador, Andréa Franklin. “Nós fundamentamos esse cuidado para que o trabalhador tenha uma rede de apoio profissional no próprio ambiente de trabalho, buscando aliviar um pouco carga diária e promovendo saúde a quem cuida da saúde da população”, reforça Andréa Franklin.

A Coordenação do Qualivida, ainda no nível central, disponibiliza aos funcionários a Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps), que fica na antiga sede, na praça Oswaldo Cruz. O serviço visa estabelecer uma atenção na área de saúde de forma preventiva e assistencial, que se transforma em melhoria na produtividade individual e coletiva. O Uniaps atende à demanda de transtornos psíquicos e comportamentais, estresse e outras doenças que venham comprometer o desempenho da função.

O servidor Jorge Holanda, atendido no Uniaps, explicou o impacto do serviço na recuperação da sua produtividade no trabalho. “Desde o acolhimento inicial às práticas integrativas, além da terapia de grupo, foi imprescindível nessa jornada que nós fazemos no processo psicoterápico. Esse processo me proporciona a identificação e a cura de dores emocionais, o incentivo na busca pelo autoconhecimento e a superação de luto. O serviço ajudou a melhorar meu trabalho e a minha vida pessoal”, reforça Jorge.

NUAPS – A promoção da saúde, por meio do Apoio Psicossocial, acontece também nas unidades da rede estadual de saúde, a partir dos Núcleos de Apoio Psicossocial (Nuaps), viabilizando uma rede de apoio nesses hospitais, como observado nos seis grandes hospitais do Estado – Restauração, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas e Regional do Agreste.

Outras unidades integram os Nuaps, sendo elas: os hospitais Correia Picanço, Geral da Mirueira, Geral de Areias, Jaboatão Prazeres, Jesus Nazareno, Dom Moura, José Fernandes Salsa, Ulisses Pernambucano e Rui de Barros Correia. Por fim, a VI Gerência Regional, com sede em Arcoverde, dispõe de Nuaps para atender os profissionais da Geres.

Na sede da SES-PE e nas unidades, desde junho deste ano, a GSST-SUS implantou os Núcleos de Apoio à Segurança e Saúde do Trabalhador (NASST), destinados ao cuidado integral do trabalhador e trabalhadora do SUS, combinando a prevenção e promoção em saúde e segurança dentro do ambiente de trabalho e, desta forma, fortalecendo a valorização à vida e bem-estar de todos.