Vacinação nas escolas: Estratégia estadual resultou em mais de 56,7 mil doses aplicadas em estudantes em 2024

Parceria entre Saúde e Educação, foi realizada em 1,9 mil escolas de março a agosto neste ano

Iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio das secretarias estaduais de Saúde e Educação, tem mobilizado escolas dos municípios do estado para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. As ações acontecem em cada mês letivo, e em 2024, de março a agosto, 1.905 escolas aplicaram juntas 56.751 mil doses de vacinas. Entre os imunizantes ofertados estão: influenza (24.839 doses aplicadas), Covid-19 (4.663), HPV (8.310) e demais imunobiológicos presentes no calendário básico de rotina (18.939 doses aplicadas).

A mobilização dentro do ambiente escolar tem beneficiado meninas e meninos desde o ano passado. Apenas em 2023, de março a dezembro – meses que corresponderam a totalidade do ano letivo – foram aplicadas um total de 70.908 doses de vacinas em 2 mil escolas de todos os municípios pernambucanos.

A primeira ação conjunta entre as pastas estaduais, e que possibilitou a manutenção da estratégia, aconteceu em março de 2023, onde o foco foi a proteção de crianças e adolescentes, de 9 a 14 anos, contra o HPV. A ação, denominada “Dia M”, resultou no final do ano escolar a aplicação de 16.550 doses deste imunizante.

“Desde 2023, o Brasil tem apresentado um indicativo de recuperação das coberturas vacinas daqueles imunizantes elencados no calendário de rotina, e isso pode refletir uma retomada da preocupação com doenças como poliomielite e sarampo. O estado, por meio de suas secretarias, com apoio das Regionais de Saúde, tem estimulado e apoiado as gestões municipais na realização de diversas iniciativas focadas na intensificação visando o resgate das coberturas vacinais, por meio de busca ativa do público-alvo”, destaca a superintendente de Imunizações, Jeane Tavares.