SES-PE inicia treinamento em Gestão por Resultados

Proposta é integrar setores e evidenciar resultados das Gerências de Saúde do Estado

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Diretoria Geral de Monitoramento e Gestão Estratégica (DGMOG), realizou, nesta quinta-feira (05/09), um treinamento com servidores sobre o aprimoramento dos processos de trabalho a partir da mensuração de resultados. A proposta é que os servidores se tornem facilitadores na implementação do processo no âmbito das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), abrangendo todo o território estadual, com o fito de destacar e evidenciar os principais resultados das ações realizadas.

De acordo com a diretora de Monitoramento e Gestão Estratégica da SES-PE, Petronila Queiroz, que conduziu a oficina, foram abordados conceitos que abrangem desde a gestão de processos, monitoramento e avaliação, bem como indicadores para medir as ações a serem desenvolvidas quanto ao monitoramento de atividades com foco no resultado. “Estamos focando em eficiência para que todos os processos que envolvam nosso trabalho enquanto saúde sejam orientados por resultados e que as equipes que integram as nossas Geres possam criar seus planejamentos a curto, médio ou longo prazo. A ideia é enxergar boas práticas de gestão e melhorar processos internos”, explica.

Os servidores que participaram da oficina, promovida na reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE), que atuam na estrutura organizacional da SES-PE realizando o suporte e a coordenação das Gerências Regionais de Saúde, tiveram dois momentos de integração. Pela manhã, a ideia foi apresentar um diagnóstico prévio de como as Geres estão operacionalizando seus processos e, á tarde, foi dedicada à oficina prática de planejamento de ações a serem executadas pela equipe de gestão da SES-PE nas Regionais de Saúde, focando na eficiência da governança.