A-

A+

Pernambuco conectado com você

Profissionais de enfermagem participam de formação em saúde mental e manejo de crises no Hospital Geral da Mirueira

A equipe de enfermagem do Hospital Geral da Mirueira (HGM) participou de uma formação voltada à saúde mental e ao manejo de situações de crise nesta sexta-feira (27/03). A iniciativa teve como objetivo qualificar os profissionais para um atendimento mais humanizado e seguro a pacientes em sofrimento psíquico, fortalecendo a assistência na rede estadual.

A capacitação foi promovida pela Gerência Estadual de Atenção à Saúde Mental (Gasam) e contou com a condução da assistente social Vilma Cristina Aleixo, referência estadual do eixo de leitos integrais, que abordou aspectos relacionados ao cuidado em saúde mental e à organização da assistência. Já o conteúdo sobre contenção e protocolos de enfermagem foi ministrado pelo enfermeiro Renan Souza, coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Hospital João Murilo, unidade referência em leitos integrais infantojuvenis no Estado.

Durante a formação, foram discutidas estratégias de manejo clínico em situações de crise, técnicas adequadas de contenção e a importância da atuação integrada da equipe de enfermagem. A abordagem também reforçou que a contenção deve ser utilizada de forma criteriosa, respeitando todos os protocolos, como recurso terapêutico e nunca como punição.

“A formação da equipe é de suma importância, pois o paciente psiquiátrico ainda carrega o estigma, quando, na verdade, é um paciente que precisa ser cuidado pela rede. A contenção é um recurso terapêutico, que só deve ser utilizada após todas as abordagens possíveis. Trata-se de um cuidado, não de uma punição, e só deve ocorrer quando o paciente se coloca em risco ou oferece risco a outras pessoas”, explicou Vilma Cristina Aleixo.

A ação integra as estratégias de educação permanente em saúde, contribuindo para o aprimoramento contínuo dos profissionais e para a qualificação da assistência prestada à população.

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade