A informação foi divulgada hoje (06/11) e a entrega festiva da premiação ocorrerá no dia 02 de dezembro deste ano.
O Hospital do Sertão Governador Eduardo Campos (HECAMPOS), em Serra Talhada, foi premiado com a certificação Angels WSO Gold, apoiada pela World Stroke Organization (WSO), em reconhecimento à sua excelência no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A informação foi divulgada hoje (06/11) e a entrega festiva da premiação ocorrerá no dia 02 de dezembro deste ano.
Para receber a premiação, a instituição atendeu aos critérios exigentes do projeto, que incluem o registro de pelo menos 30 pacientes com AVC nos sistemas European Registry of Stroke Care Quality (RES-Q) ou Safe Implementation of Treatments in Stroke (SITS), que monitoram a qualidade do tratamento. “Ficamos lisonjeados com a premiação, afinal, é o reconhecimento como fruto do nosso trabalho”, declarou a diretora-geral do HECAMPOS, Patrícia Queiroz.
Em 2023, o AVC foi responsável por cerca de 77,6% dos atendimentos de emergência neurológica no Hospital, o que destaca a urgência e a necessidade de uma unidade especializada para o tratamento dessa condição. Em resposta a essa demanda, o HECAMPOS tem leitos exclusivos para monitoramento intensivo de pacientes em estado crítico. A unidade é ainda pioneira na região ao adotar a administração do trombolítico, um medicamento essencial para reduzir as sequelas do AVC e melhorar as chances de recuperação dos pacientes.
Com a criação da unidade, o HECAMPOS passou a integrar o Projeto Angels, uma iniciativa internacional que visa qualificar hospitais ao redor do mundo no tratamento de AVC. Referência em média complexidade para a III Macrorregião de Saúde, que abrange 35 municípios e cerca de 900 mil habitantes no Sertão, o Hospital ainda oferece atendimento especializado em diversas áreas, como clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia geral e vascular, cardiologia e neurologia clínica.
A inauguração da emergência neurológica, em maio de 2023, representou um marco para a região, proporcionando uma alternativa de tratamento imediato e de qualidade para pacientes que, anteriormente, precisavam se deslocar até a capital ou outras regiões metropolitanas em busca de atendimento especializado. Com a descentralização dos serviços, o Hospital Governador Eduardo Campos se consolida cada vez mais como referência no cuidado de pacientes com AVC no Sertão pernambucano.
A diretora-geral do HECAMPOS, Patrícia Queiroz, destacou que a premiação é um incentivo para que o trabalho continue sendo realizado com excelência. “O prêmio nos deixa com a sensação de cumprimento do dever e, ao mesmo tempo, ânimo para continuar com a missão de ofertar sempre o melhor e com qualidade, além da responsabilidade em avançar mais e alcançar as demais certificações”, finalizou.