A-

A+

Pernambuco recebe simulado de preparação, vigilância e resposta às emergências em Saúde Pública

Evento busca avaliar Plano Estadual de Contingência para Chuvas Intensas e segue até amanhã (19/11)

Profissionais de saúde do Estado e dos municípios pernambucanos participam, nesta segunda e terça-feira (18 e 19/11), de um encontro do “Simulado de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública”. Durante o evento, promovido pelo Ministério da Saúde (MS), com a parceria da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os representantes das equipes técnicas vão discutir estratégias de trabalho diante da ocorrência de desastres naturais e avaliar o plano local para desastres decorrentes de chuvas intensas. A iniciativa, que ocorre no auditório do hotel Beach Class Convention, em Boa Viagem, no Recife, também vai contar com um exercício simulado que testa a eficácia do planejamento e prepara os profissionais para atuação em situações de risco.

“É um evento extremamente relevante porque, historicamente, o estado de Pernambuco enfrenta emergências de saúde pública relacionadas às chuvas intensas, principalmente na Região Metropolitana do Recife, em áreas da Zona da Mata Sul e Mata Norte. A oportunidade de testar o nosso plano de contingência estadual nos propicia, de forma antecipada, identificar possíveis fragilidades e realizar as correções necessárias para colocar em prática o plano no nosso território com o maior nível de efetividade”, detalha o secretário-executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde, José Lancart.

Ao longo desta segunda-feira (18/11), as apresentações abordaram a gestão de emergências em saúde, incluindo os detalhes de como funcionam as etapas operacionais. Também foi apresentado o Plano de Contingência para Chuvas Intensas, desenvolvido a partir dos setores estratégicos que estão inseridos na saúde pública. Os participantes do evento ainda tiveram acesso à metodologia da oficina e a avaliação conjunta do plano de contingência do Estado. Na terça-feira (19/11), os técnicos de saúde e os representantes da Defesa Civil vão participar da aplicação do simulado de mesa, que vai testar, de maneira prática, a execução coordenada do plano.

A coordenadora do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) do Ministério da Saúde, Taynná Vernalha Rocha, destacou a relevância da ocasião, ressaltando que a execução de acompanhamento aos estados e seus planos seguirá acontecendo. “Na primeira etapa a gente estava fazendo um plano de ação para o bom entendimento de preparação, vigilância e resposta. Agora, a gente vai testar os planos de contingência. Então é a segunda etapa, a gente ainda está em preparação. A gente consegue visualizar todo o plano de contingência, para verificar se realmente ele está condizente com uma resposta adequada, coordenada. A partir de um simulado não existe método melhor para poder validar esse plano de contingência. Posteriormente ainda teremos uma terceira etapa”, ressaltou.

Mais Notícias

Outros links

plugins premium WordPress

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade