Iniciativa reuniu representantes dos municípios da região e ocorreu nesta segunda-feira (18/11)
Com o objetivo de aperfeiçoar os fluxos de trabalho e promover um alinhamento entre a Rede Estadual de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, a II Gerência Regional de Saúde (Geres), junto à coordenação do Programa Cuida PE, iniciativa que busca reduzir a lista de espera por procedimentos eletivos em Pernambuco, realizou, nesta segunda-feira (18/11), uma oficina integrativa em Limoeiro, sede da II Geres. A ocasião reuniu representantes de 18 dos 20 municípios que compõem a área de abrangência e teve o objetivo de alinhar as informações sobre os encaminhamentos de pacientes que devem passar por cirurgias.
“Foi uma oportunidade de mostrar os resultados do que já realizamos pelo programa, aqui no Estado, e reforçar a importância de manter as informações dos pacientes sempre atualizadas, o que é primordial para que a regulação operacionalize os agendamentos e assim consiga otimizar a lista das cirurgias. Nosso intuito é diminuir o índice de falta de pacientes e contatos sem sucesso quando realizamos o contato por telefone para agendar algum procedimento, por exemplo”, explicou a diretora-geral de Articulação Estratégica da SES-PE e responsável pelo programa Cuida PE, Noemy Gomes.
Estiveram presentes na oficina integrativa, em Limoeiro, diversos secretários de saúde, além de servidores dos municípios que atuam nas coordenações de Atenção Básica e de Regulação. São os municípios, através das Secretarias de Saúde, que são responsáveis pelo cadastro dos pacientes e agendamentos após disponibilização das vagas de primeira consulta para procedimento cirúrgico no Sistema de Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE). Após essa etapa, os atendimentos são regulados para a unidade de saúde mais próxima.
A gerente da II Geres, Isabel Leal, destacou que o alinhamento vai contribuir para acelerar a realização das cirurgias, visto que os municípios têm papel primordial na execução de agendamentos, assim como na comunicação direta com o usuário. “Nossa estratégia é otimizar e organizar esses fluxos, envolvendo de forma essencial a Atenção Primária dos municípios junto às equipes de Regulação coordenados pelos secretários de saúde, integrando todos os profissionais e executando o programa Cuida PE de forma eficaz. Essa oficina integrada foi iniciada na manhã de hoje tratando do componente cirurgias, mas, avançaremos com a estratégia nos demais componentes do programa otimizando também os fluxos de oferta e acesso a consultas e exames”, completa.