A-

A+

PNI realiza 1º Encontro de Boas Práticas dos Programas de Imunização

Encontro reuniu especialistas na área e apresentou ações exitosas desenvolvidas nas doze Regiões de Saúde

O Programa Estadual de Imunizações e a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde reuniram nesta quinta-feira (12/12), especialistas em vacinação, representantes das Regionais de Saúde, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-PE) e do Ministério da Saúde para realização do 1º Encontro de Boas Práticas dos Programas de Imunização, com foco em ações relacionadas à imunização, visando promover o compartilhamento de experiências, iniciativas e práticas que contribuem para o desenvolvimento e a melhoria contínua das nossas atividades.

“A partir dessas experiências buscamos construir sempre estratégias para fortalecer ainda mais o trabalho em conjunto e alcançar os objetivos vacinais preconizados pelo Ministério da Saúde. Abordamos estratégia de vacinação como o microplanejamento, vacinação nas escolas e extramuros, a exemplo da vacinação na população indígena, otimização do cadastro vacinal dos sistemas, momentos de formação das equipes, fortalecimento da rede de frios e distribuição dos imunizantes. Que lutemos sempre por um SUS forte e inclusivo”, afirmou o diretor geral de Vigilância Epidemiológica da SES-PE, Lucas Caheté.

No encontro, que aconteceu durante todo o dia de hoje, os Coordenadores Regionais de Imunização expuseram as ações desenvolvidas em seus territórios durante o ano de 2024. Ainda na ocasião, os presentes realizaram uma discussão sobre as estratégias para o fortalecimento do trabalho conjunto visando alcançar mais efetividades nas ações de vacinação dos pernambucanos.

“É uma excelente oportunidade para reforçar a ponte que é realizada através das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e os municípios pernambucanos com enfoque nas ações de Imunização, fortalecendo a promoção da saúde por meio da vacinação, que é gratuita e segura”, destacou a superintendente de Imunizações do Estado, Magda Costa, durante a fala de abertura do Encontro.

Neste Encontro estiveram presentes, coordenador e apoiador do Programa Regional de Imunização, Diretoria Geral de Vigilância Epidemiológica, Coordenadora dos Centros de referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) e Representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE).

Na abertura do evento, a coordenadora geral de Incorporação Científica e Imunização do Ministério da Saúde, Ana Catarina de Melo, conduziu uma mesa redonda e explanou sobre o tema “Estratégias para avanços de coberturas vacinais”.

“O Ministério da Saúde reconhece a iniciativa de Pernambuco de enaltecer às ações que são desenvolvidas em todo território estadual, fortalecendo à imunização e a integração entre estado, regionais e municípios”, frisou a representante do Ministério, Ana Catarina de Melo.

A gestora do órgão federal afirmou ainda que o Estado de Pernambuco se destacou na implementação da metodologia do microplanejamento – estratégia do Ministério voltada para o resgate das coberturas vacinais -, que consiste ainda, entre diversos pontos, no reconhecimento da realidade local, como a área de abrangência de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), no papel de fortalecimento da descentralização e a territorialização das ações de vacinação.

Em 2023, o Programa Estadual de Imunizações realizou as Oficinas de Microplanejamento das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade em todas as regiões de saúde, contemplando todos os municípios.

A segunda mesa do dia foi coordenada pela representante e membro da Câmara Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems/PE), Gessyanne Paulino, que destacou o tema “Nós somos o SUS”.

Ainda durante o 1º Encontro de Boas Práticas dos Programas de Imunização foram entregues homenagens a diversos atores que contribuíram e se dedicaram a promoção do Programa de Imunização. Receberam as homenagens a coordenadora do CRIE, Ângela Rocha, a coordenadora geral de Incorporação Científica e Imunização do Ministério da Saúde, Ana Catarina de Melo, a equipe da Rede Frio do Estado e os coordenadores do Programas Regionais de Imunização das 12 regiões do estado e a representante do Cosems/PE, Gessyanne Paulino.

EXPERIÊNCIAS APRESENTADAS
I Geres – Requalificação da rede de frio do Programa Regional de Imunização
II Geres – Assessoramento integrado aos municípios da II Regional de Saúde para qualificação dos registros vacinais
III Geres – Microplanejamento como instrumento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade na III Geres
IV Geres – Geres Percorre – Percorrendo 32 Programas Municipais de Imunização e fortalecendo a construção de um SUS regionalizado
V Geres – Desafios para implantação do monitoramento de estratégias de vacinação: Supervisão de resultados e identificação dos obstáculos nos municípios da V Geres
VI Geres – 1ª Campanha Regional de Vacinação para intensificação contra febre amarela da VI Região de Saúde de Pernambuco
VII Geres – Implantação do microplanejamento nos munícipios da VII Região de Saúde de Pernambuco
VIII Geres – Sala de situação imunização: Inovação e monitoramento de vacinação na VIII Região de Saúde de Pernambuco
IX Geres – Qualificação dos registros de vacinas no prontuário eletrônico do cidadão
X Geres – Curso de atualização em sala de vacinas: Um relato de experiência da X Gerência Regional de Saúde de Pernambuco
XI Geres – Interação e análise dos sistemas de monitoramento da Atenção Básica para qualificação das coberturas vacinais nos municípios da XI Geres
XII – Assessoramento as salas de vacina da XII Região de Saúde : Uma avaliação das potencialidades e fragilidades
DSEI-PE – Vacinação da População Indígena de Pernambuco em 2023

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade