A-

A+

Ação sobre uso racional de medicamentos marca Dia do Farmacêutico no Parque Treze de Maio

Farmacêuticos que atuam em hospitais, UPA e UPAEs sob gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) promovem, nesta segunda-feira (20/1), uma ação de conscientização sobre o uso racional de medicamentos. A mobilização, que será realizada no Parque Treze de Maio, localizado na área central do Recife, ocorre em alusão ao Dia do Farmacêutico, comemorado na mesma data.

O evento acontecerá das 7h às 10h30 e oferecerá serviços de saúde gratuitos para os visitantes, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia. “Nosso objetivo é garantir uma manhã de orientação e conscientização para a população. Por isso, contaremos com diversos profissionais de Farmácia à disposição para esclarecer dúvidas do público sobre o uso racional de medicamentos”, explica a gerente de Cuidados Farmacêuticos da FGH, Teresa Barreto.

Hábito bastante comum entre os brasileiros, a automedicação tem apresentado crescimento nos últimos anos em todo o país, motivada principalmente pelo fácil acesso a informações via internet. De acordo com pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), realizada em 2022, 89% dos brasileiros costumam se automedicar.

A prática, que geralmente ocorre em casos simples como dores de cabeça, resfriados e dores musculares, pode acarretar sérios riscos à saúde. “O uso de medicamentos sem orientação pode trazer uma série de problemas, como mascarar os reais sintomas de uma doença, causar reações alérgicas e até atrasar o tratamento adequado”, alerta Teresa.

FGH – A FGH é responsável pela gestão de 12 serviços de saúde em todo o estado de Pernambuco, incluindo unidades na Região Metropolitana do Recife (RMR), no Agreste e no Sertão: Hospital Alfa, Hospital Dom Helder, Hospital Miguel Arraes, Hospital Pelópidas Silveira, Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa; UPAEs Garanhuns, Salgueiro, Carpina e Escada; UPA-Es Ibura e Mustardinha; e UPA São Lourenço da Mata.

Em 2024, a Rede FGH ultrapassou a marca de 900 mil atendimentos realizados, incluindo consultas ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência. Além disso, somou mais de 3,2 milhões de exames.

Mais Notícias

Secretaria Estadual de Saúde divulga balanço do Carnaval 2025

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) atuou em múltiplas frentes, nos últimos dias, para garantir maior tranquilidade ao folião neste Carnaval 2025. O resultado da intensificação das atividades, ofertando serviços diversos à população – Operação Lei Seca (OLS), abordagens educativas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e

Leia mais »

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade