Muitas ações marcaram o Setembro Amarelo do Hospital Belarmino Correia (HBC), em Goiana, durante este mês. A campanha visa conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e oferecer apoio a quem precisa.
A programação contou com palestras e cursos com informações ligadas ao tema, possibilitando que os profissionais e pacientes entendessem mais sobre os recursos de prevenção.
De acordo com o diretor do HBC, Marcos César, a primeira medida preventiva é a educação. “Contamos com nossos psicólogos para ministrarem as palestras e com os profissionais do curso de Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio (CATTS), que por meio de simulações, compartilharam como agir em situações de alerta”, explicou.
Na oportunidade foram discutidos os fatores de risco, sinais de alerta e estratégias de prevenção. Segundo a superintendente de enfermagem do HBC, Ana Cláudia Albuquerque, durante muito tempo falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se conversar sobre o assunto.
“Foram dadas informações sobre como lidar com o sofrimento e perdas, promover a busca de ajuda profissional e oferecer apoio emocional aos indivíduos que estão passando por momentos difíceis”, reforçou Ana Cláudia. Segundo ela, a ação foi um importante meio de promover a conscientização e valorizar a luta para que as pessoas se sintam amparadas e acolhidas.