A-

A+

Pernambuco conectado com você

Caravana de Qualificação na Doença Renal Crônica tem primeira parada em Limoeiro

A qualificação itinerante da SES-PE busca qualificar profissionais da saúde para o cuidado integral de pacientes com DRC

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) iniciou, nesta quinta-feira (03/07), no município de Limoeiro, Agreste Setentrional, a primeira edição da Caravana de Qualificação na Doença Renal Crônica (DRC). A ação ocorreu a partir da articulação entre as Secretarias Executivas de Atenção à Saúde e de Vigilância e Atenção Primária, com início na sede da II Gerência Regional de Saúde (Geres) e marcou o início de uma série de encontros itinerantes voltados à capacitação dos profissionais da rede de saúde.

A formação contou com a participação de médicos, enfermeiros e outros profissionais das equipes multiprofissionais de saúde. O objetivo da iniciativa é capacitar esses profissionais para identificar precocemente sinais da Doença Renal Crônica nos pacientes, promovendo um cuidado integral e reforçando a integração entre os diferentes níveis da rede de atenção à saúde.

O secretário executivo de Atenção à Saúde, Douglas Rodrigues, enfatizou os avanços esperados com a Caravana. “A Caravana é uma estratégia fundamental para qualificarmos o cuidado à Doença Renal Crônica em todas as regiões do Estado. Ao treinar os profissionais da ponta, conseguimos detectar precocemente os casos e garantir um acompanhamento mais eficaz e humanizado aos usuários do SUS”, afirmou.

Com a Caravana, estima-se ampliar a detecção precoce da doença nos serviços públicos, compreender melhor sua prevalência no estado, além de reduzir os encaminhamentos tardios para o serviço de nefrologia. A expectativa é que, com profissionais treinados para estratificar o risco dos pacientes , seja possível retardar a progressão da DRC e, consequentemente, diminuir o número de pacientes que evoluem para a necessidade de diálise ou transplante renal.

A enfermeira do município de Carpina, Conceição Lucena, ressaltou a importância da ação. “Essa caravana é de extrema importância, já que nós da UBS somos a porta de entrada. Nós somos da atenção básica e é lá onde vamos dar as devidas orientações para evitar que esses pacientes venham a ter agravos. Então estarei, sim, levando esse conhecimento para o município de Carpina e proporcionando melhoria aos nossos pacientes”, destacou a enfermeira.

Próxima parada – A Caravana de Qualificação na Doença Renal Crônica chegará na III Gerência Regional de Saúde, no município de Palmares, na Mata Sul do Estado, no dia 24 de julho.
Att, 

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade