Na quarta-feira (26/11), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), realizou o curso de Atualização em Toxicologia Clínica, para profissionais de saúde da V Gerência Regional de Saúde (V Geres), no auditório do Ministério Público de Garanhuns.
O principal objetivo da capacitação foi preparar a equipe assistencial para a implantação dos soros antiveneno para serpentes peçonhentas do Brasil, aranhas e lagartos, no Hospital Regional Dom Moura (HRDM). As equipes também receberam capacitação para atendimentos de pacientes vítimas de intoxicação por Etanol e Metanol.
“Como coordenador do Centro de Intoxicação e Assistência Toxicológica de Pernambuco, fico muito feliz em ver a concretização desse curso que estamos promovendo para os profissionais de saúde da V Geres, profissionais do Hospital Dom Moura e do SAMU. Estamos fechando um ciclo de formação com esses profissionais, tornando-os monitores para que eles possam atender nossos pacientes de maneira cada vez mais eficiente”, disse o coordenador do CIAtox, Rodrigo Patriota.
Além das aulas, o CIATox ainda realizou uma exposição dos animais venenosos e distribuiu materiais educativos e informativos para ajudar no diagnóstico, tratamento e precaução com acidentes por animais peçonhentos no Agreste Meridional.
CIATox – O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIATox) funciona 24 horas, de forma gratuita, orientando a população em casos de intoxicação, acidentes com animais peçonhentos e exposições a substâncias tóxicas. Em caso de dúvida, a população pode acionar o serviço por meio do telefone 0800 722 6001.


