A solenidade para celebrar a data ocorreu nesta quinta-feira (19/12)
Há 30 anos salvando vidas, a Central de Transplante de Pernambuco (CT-PE) segue trazendo esperança para milhares de pessoas que precisam de um transplante de órgão no Estado. Para celebrar a data, uma solenidade foi realizada nesta quinta-feira (19/12), na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe).
O funcionário público aposentado Ricardo Rego, de 62 anos, foi um dos transplantados. Em 2017, graças ao trabalho da Central de Transplante, ele recebeu uma doação de fígado. “Eu me sinto muito privilegiado por ter sido um dos tantos mil que já passaram pela Central e que hoje têm uma nova vida. Tivemos uma nova oportunidade de vida. Hoje o lema da Central de Transplantes é: ‘Um Sim, Uma Nova História’. A cada sim que uma família dá, novas histórias começam a surgir. Uma nova vida”, disse.
Na programação, foi apresentada uma retrospectiva dos 30 anos do CT-PE e a entrega de placas de agradecimento a pessoas que contribuíram de forma positiva para a história da unidade, além da família de doadores. “É um momento de muita alegria e orgulho pelo trabalho que a Central de Transplante tem feito. Eu fui coordenadora da Central e nós sabemos da importância desse trabalho. Ainda há muito a ser conquistado e juntos continuaremos vendo esse trabalho tão lindo florescer”, comentou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Inaugurada em 1994, a CT-PE atua 24 horas por dia, regulando a lista dos receptores de órgãos e tecidos, recebendo notificações de potenciais doadores com diagnóstico de morte encefálica e articulando a logística que torna as cirurgias de transplantes possíveis. De janeiro a novembro de 2024, Pernambuco contabilizou um aumento de aproximadamente 10% no número de transplantes realizados em relação ao mesmo período de 2023. Segundo o levantamento da Central, em 2024 foram realizados 1.548 procedimentos, enquanto no ano anterior foram 1.408 transplantes. Nos 30 anos de atuação, 30 mil pessoas foram transplantadas.
Em setembro deste ano, a governadora Raquel Lyra, em celebração ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado no dia 27 do mesmo mês, destinou três novos automóveis para compor a frota de veículos da Central de Transplantes. O objetivo foi fortalecer o sistema estadual de transplantes de órgãos e tecidos. O Estado possui nove instituições credenciadas para a realização de transplantes de órgãos, sendo elas: o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Hospital das Clínicas (HC), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), o Real Hospital Português (RHP), o Hospital Santa Joana, o Hospital da Unimed, o Memorial São José e o Hospital Jayme da Fonte. Para o transplante de tecidos (córneas), Pernambuco conta com outros 13 estabelecimentos aptos, entre clínicas e hospitais.