A-

A+

Com cirurgia de 44 pacientes em um mês, SES-PE amplia assistência para população de Fernando de Noronha

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Assistência à Saúde (SEAS), ampliou o cuidado para os moradores do Arquipélago de Fernando de Noronha que tinham necessidade de procedimentos de média complexidade da área de cirurgia geral. Num período de um mês, 44 pacientes triados foram operados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), que se disponibilizou para a realização das intervenções.

A iniciativa está incluída no Programa Cuida PE, estratégia do Governo do Estado que tem por objetivo reduzir as listas de espera por cirurgias de média e alta complexidade, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. Do Litoral ao Sertão, oportunizando o atendimento mais próximo possível da casa do paciente.

Com o objetivo de ampliar as atividades em Fernando de Noronha para outras especialidades, as consultas desta primeira etapa foram realizadas no Hospital São Lucas (HSL), no arquipélago. Todo o preparo, incluindo avaliação cardiológica, foi finalizado em um dia, definindo-se inclusive a programação para a realização das cirurgias.

“A SES-PE identificou essa necessidade de assistência em saúde para os ilhéus com as cirurgias de média complexidade da cirurgia geral. E, como plano de ação, estabelecemos que, ao invés de trazermos os pacientes para o Recife, para as consultas ambulatoriais, o mais racional do ponto de vista de conforto ao usuário, como também menos oneroso ao erário público, seria deslocarmos o cirurgião para realizar consultas e preparo pré-operatório na Ilha”, explicou o cirurgião do aparelho digestivo Rommel Pierre Montenegro, coordenador de cirurgias da SES-PE.

Assim, o paciente só precisou se deslocar para o Recife no dia da cirurgia. “O HUOC nos apoiou nesta ação, beneficiando 44 pacientes, que foram operados para tratamento de hérnias e colecistectomias por videolaparoscopia. Todos se recuperam muito bem e sem nenhuma intercorrência registrada”, complementa Rommel Pierre Montenegro.

Mais Notícias

Outros links

plugins premium WordPress

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade