A-

A+

Com modernização laboratorial, HGA reforça assistência com maior rapidez e precisão nos exames

Durante todo o ano de 2025, o Hospital Geral de Areias (HGA), no Recife, tem ampliado o parque de diagnóstico da unidade de saúde. O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), permite nos dias atuais a entrega de um serviço com mais qualidade, precisão e rapidez nos resultados laboratoriais.

No mês de julho foram feitos mais de 23.330 exames no HGA, resultado do atendimento a 2.288 pacientes, que necessitaram em algum momento de análise laboratorial. Os resultados cada vez mais fidedignos, com a modernização do parque, são imprescindíveis para que as equipes médicas possam dar o diagnóstico com maior segurança, podendo iniciar de forma célere o tratamento indicado para cada usuário.

“A aquisição dessas máquinas, que temos recebido desde o fim do ano passado para cá, foi extremamente importante. Com esse reforço, podemos atender cada vez melhor os nossos pacientes, desejo da governadora Raquel Lyra, que não para de trabalhar por uma saúde estadual cada vez mais integrativa”, afirmou a diretora do HGA, Natália Costa.

Além da importância dos exames para quem é atendido nos ambulatórios do HGA, as análises de emergência reforçam a assistência das pessoas que estão tendo intercorrências mais graves e precisam ser cuidadas de forma rápida e eficaz.

“Essa maior abrangência que as máquinas recém-adquiridas nos permite, com maior quantidade e qualidade de exames, é possível devido à otimização permitida por esses equipamentos. Um ciclo de coleta pode nos dar parâmetros diversos. Essa automatização dá mais precisão, resposta exata, além de rapidez no auxílio ao médico, no momento de um diagnóstico”, afirmou a gerente do laboratório do HGA, Larissa Veras.

Entre as máquinas adquiridas para fortalecer o cuidado no HGA, estão o BC5380 Mindray (quantificador de hemácias, leucócitos e plaquetas); a D10 (avalia a hemoglobina glicada); a Vitros 5600 (medição bioquímica e hormonal); e o gasômetro Epoc Siemens, a última aquisição, que além da leitura dos gases do sangue, apresenta também índices como: lactato, saturação e íons, entre outros, permitindo, de forma geral, que o médico possa determinar problemas pulmonares e metabólicos.

“Com a modernização do nosso parque, também temos ganhos que vão além do cuidado diferenciado oferecido aos nossos pacientes. Conseguimos na Vitros diminuir desperdício de reagente, por utilizar a tecnologia de química seca, que dificulta ainda a contaminação das amostras, trazendo alta produtividade. Além disso, conseguimos com o gasômetro abranger mais parâmetros para a completa avaliação do paciente “, explica Larissa.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Acessar o conteúdo