A-

A+

CPIIS 2025 encerra três dias de programações marcadas por inovação, integração e futuro do SUS

Três dias de debates marcados por inovação para o Sistema Único de Saúde (SUS): assim foi o Congresso Pernambucano de Inovação e Integração em Saúde (CPIIS/2025), realizado da última segunda-feira (17/11) até esta quarta-feira (19/11), no Centro de Convenções, em Olinda. Dedicado a profissionais e estudantes da área, o evento reuniu cerca de 1.500 pessoas por dia.

O secretário executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP), Renan Freitas, destaca que a programação superou as expectativas.“A gente reuniu profissionais do SUS. Então, foi uma grande festa da saúde pública e superou as expectativas. Tivemos a submissão de mais de 700 trabalhos e experiências exitosas em todo o território do estado, e é muito bom ver os profissionais engajados, motivados, trazendo o que é realizado dentro do seu território, demonstrando que o SUS tem uma capilaridade muito forte”, disse.

Marina Barros, que atua na Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP), foi uma das participantes do evento. Para ela, o Congresso foi um “divisor de águas” de aprendizado e troca de experiências.

“Eu achei o momento maravilhoso, a forma como eles estruturaram e organizaram. Deu para gente assistir de tudo. Ontem de manhã, assisti ao painel que queria; à tarde assisti aos trabalhos orais da forma que gostaria. Achei que a gente conseguiu permear por todos os espaços”, comentou.

ÚLTIMO DIA – A manhã foi dedicada às apresentações orais dos três eixos temáticos: Vigilância em Saúde; Atenção Primária articulada à Rede de Atenção à Saúde; e Integração e Transversalidade na Gestão Pública, reunindo experiências, pesquisas e estratégias que reforçam o papel do SUS como sistema vivo e em constante aprimoramento.

Com o tema “A Importância do Farmacêutico na Análise das Prescrições em um Hospital da Zona da Mata”, Joana Correia, Erlaine Bernardo, Vanessa Rigaud e Juliana Correia foram algumas das profissionais que expuseram trabalhos no Congresso. Elas destacaram a relevância de um espaço como o CPIIS para integrar experiências de todo o Estado.

“A gente trouxe uma experiência do Hospital Ermírio Coutinho, relacionada à atuação do farmacêutico na análise de prescrições, e esse Congresso foi maravilhoso. Os profissionais se sentem valorizados. Ainda tem a troca de conhecimentos. A gente vem pra cá, traz a nossa experiência e colhe diversas outras experiências, que a gente pode implementar no nosso dia a dia e nas nossas unidades”, afirmou Joana Correia.

O lançamento do livro “Elos de Conexão para o Fortalecimento de um Modelo de Saúde Sustentável” também marcou o período, apresentando uma síntese das reflexões sobre a saúde pública pernambucana.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Acessar o conteúdo