Cuidados paliativos: HPS recebe visita do Hospital Sírio Libanês 

O Hospital Pelópidas Silveira (HPS), referência na rede estadual nas especialidades de cardiologia, neurocirurgia e neurologia, está participando de projeto nacional para transformar a assistência em cuidados paliativos no país. Na última quarta-feira (23/10), foi realizada a abertura oficial da iniciativa, na Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com a presença de representantes do Hospital Sírio Libanês, serviço de São Paulo que coordena a ação, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). 

À tarde, os profissionais do Sírio e da coordenação de Cuidados Paliativos da SES-PE conheceram a emergência, ambulatório e Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do HPS, setores que integram o projeto. A diretoria e profissionais da equipe assistencial do Pelópidas estiveram presentes. Também participaram da visita: o médico Daniel Rolo, a psicóloga Déborah David e a especialista de projetos Licia Lima, todos do Hospital Sírio Libanês; da coordenação de Cuidados Paliativos da SES-PE, Thaís Gonçalo 

“Estamos sempre empenhados em realizar ações que promovam a melhoria da qualidade dos nossos serviços e segurança do paciente. Acreditamos que a humanização do atendimento é essencial para ofertar o conforto e a dignidade que todos merecem. Ao fim dessa experiência, nosso compromisso será cuidar ainda mais de cada detalhe, sempre com foco no bem-estar não só do paciente, mas também dos seus familiares e equipes hospitalares”, afirmou o diretor geral do HPS, Pedro Correia. 

O projeto busca capacitar equipes, implantar protocolos e, com isso, qualificar a área e apoiar a consolidação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, lançada neste ano. O HPS é um dos quatro serviços pernambucanos participando desse ciclo do projeto, mais um caminho para melhorar a qualidade e segurança das unidades de saúde e trazer um impacto positivo na saúde dos pacientes e seus familiares. 

O que é: Os cuidados paliativos é uma assistência à saúde integral a pacientes com doenças graves e/ou ameaçadoras à vida. O objetivo é promover qualidade de vida para pacientes e seus familiares, ajudando no tratamento da dor e de outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade