UPA São Lourenço da Mata realizou mais de 10 mil atendimentos até agosto deste ano
Neste 19 de setembro, data em que se celebra o Dia do Ortopedista, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Professor Fernando Figueira, localizada no município de São Lourenço da Mata, reforça a sua referência no atendimento de urgência e emergência em traumato-ortopedia, 24 horas por dia, quando há lesões causadas por acidentes ou impactos. Até agosto deste ano, a UPA de São Lourenço da Mata realizou mais de 10 mil atendimentos de pacientes vítimas de acidentes com fraturas, luxações e entorses graves.
Existem diferenças entre os tipos de atendimento de Ortopedia. Na traumato-ortopedia, o atendimento de urgência é destinado a situações que exigem atenção médica imediata, como é o caso de fraturas, torções, luxações, quedas ou acidentes graves. Já na ortopedia ambulatorial, são realizados atendimentos não urgentes, a exemplo de pacientes com quadros de dores nas articulações, problemas na coluna, artrite e reabilitação pós-trauma. Para estes, o ideal é procurar uma consulta no ambulatório de ortopedia para fazer um acompanhamento médico especializado.
“Os casos que mais chegam aqui na UPA são pacientes vítimas de acidentes automobilísticos e fraturas. Contamos com uma equipe preparada para oferecer assistência rápida com avaliação e tratamento seguros para evitar complicações. Além disso, quando preciso, os pacientes são encaminhados para hospitais de referência”, explica a coordenadora médica da unidade, Isabella Litvin.
UPA SÃO LOURENÇO DA MATA – Inaugurada em 30 de abril de 2010, a UPA São Lourenço da Mata faz parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e está sob gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH). Além da Traumato-ortopedia, a unidade também conta com as especialidades de Clínica Médica e Pediatria. Possui também uma equipe multidisciplinar com assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas respiratórios.
Foto: Diego Nigro