A Economia da Saúde é o ramo do conhecimento que tem por objetivo a otimização das ações de saúde, ou seja, o estudo das condições ótimas de distribuição dos recursos disponíveis para assegurar à população a melhor assistência à saúde e o melhor estado de saúde possível, tendo em conta meios e recursos limitados (IPEA).

Atualmente, Pernambuco compõe a Rede de Economia da Saúde para a Gestão do SUS (Rede ECOS) e participa do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) do Ministério da Saúde, utilizando o Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS).

A coordenação de Gestão de Custos em Pernambuco, tem como a meta principal de implantar o PNGC nos hospitais estaduais, sob administração direta. Tal coordenação está vinculada a Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG/SES-PE), por meio da Diretoria Geral de Gestão Participativa (DGGP).

As instâncias de referência são: Núcleo de Economia da Saúde de Pernambuco (NES-PE), Núcleo de Economia da Saúde Hospitalar (NES-Hosp) e o Comitê Estadual de Economia da Saúde.

– Núcleo de Economia da Saúde (NES-PE): Promove a disseminação das ações de Economia da Saúde no estado e municípios de grande porte, com vistas a subsidiar os gestores locais no processo de tomada de decisão pela aplicação do conhecimento e das ferramentas de Economia da Saúde.

– Núcleos de Economia da Saúde (NES-Hosp): Tem como principal atividade a gestão de custos, além de fomentar a prática de melhoria dos processos de trabalho nos hospitais apontando para a equipe gestora aspectos que podem qualificar as práticas desenvolvidas no hospital visando a melhoria da atenção à saúde prestada pelos usuários.

– Comitê Estadual de Economia da Saúde (CEES-PE): É formado por grupo de experts de instituições de ensino e representantes da SES que tem como objetivo fomentar e contribuir para o fortalecimento da Política Estadual de Economia da Saúde por meio da difusão do uso de conceitos, métodos e técnicas, vinculados à temática da economia da saúde, bem como, estudos e pesquisas na área de economia da saúde; acompanhamento das ações da área de economia nas unidades de saúde, proposição de conteúdos programáticos para qualificação dos profissionais da rede SUS-PE, contribuir no desenvolvimento e implementação de programas vinculados à saúde, cujo funcionamento demonstre a aplicabilidade da economia.

Unidades com a Gestão de Custos implantada e utilizando o ApuraSUS:

1. Procape;
2. Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM);
3. Hospital Universitário Osvaldo Cruz;
4. Hospital da Restauração;
5. Hospital Barão de Lucena;
6. Hospital Agamenon Magalhães;
7. Hospital Regional do Agreste;
8. Hospital Correia Picanço;
9. Hospital Ulysses Pernambucano;
10. Hospital Regional Dom Moura;
11. Hospital Regional Fernandes Salsa.

Unidades com a Gestão de Custos implantada e em andamento no
ApuraSUS:

12. Hospital Jesus Nazareno;
13. Hospital Regional Inácio de Sá;
14. Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica.
15. HEMOPE – Hemoterapia;
16. HEMOPE – Hematologia.
Unidades em processo de Implantação da Gestão de Custos:
1. Hospital Otávio de Freitas;
2. Hospital Getúlio Vargas.
3. Hospital Regional Geral de Areias;
4. Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres.


NÚCLEO DE ECONOMIA DA SAÚDE DE PERNAMBUCO (NES-PE)
Coordenação: Priscila Portella
E-mail: nespe.ses@gmail.com

Menu

Acessibilidade