O Hospital Jaboatão Prazeres (HJP) chegou a um marco importante na saúde pública estadual: realizou, nesta segunda-feira (06/01), a 600ª cirurgia coloproctológica do serviço gerido pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), localizado em Jaboatão dos Guararapes. Desde junho de 2024, quando foi inaugurada a nova sala cirúrgica do HJP, o Hospital não só passou a ofertar esses procedimentos como ampliou o número de consultas ambulatoriais na especialidade.
O HJP conta em seu quadro com cinco novos médicos proctologistas, aprovados em Seleção Pública Simplificada da SES-PE. Ao todo, apenas nesta área, seis médicos conduzem as cirurgias e os atendimentos ambulatoriais.
“A marca nos deixa muito felizes, porque podemos causar um impacto positivo na população. Pessoas que estavam na fila esperando, muitas vezes, em outros hospitais para serem chamados, o Governo do Estado proporcionou um fluxo novo para ser operado no Jaboatão Prazeres”, afirmou o diretor do HJP, Dinaldo Cavalcanti de Oliveira.

O HJP, em 2025, vive a expectativa de expandir o serviço para a população. “Nós podemos ajudar, e colocamos o hospital dentro da sua missão. Este ano, juntamente com a SES-PE e o Governo do Estado, vamos reinaugurar mais duas salas de cirurgia, aumentando o número de pessoas operadas. Entendemos que a missão do Jaboatão Prazeres é ajudar a população na promoção da saúde e no tratamento de suas doenças”, reforçou o diretor do HJP.
Com a nova sala cirúrgica, o HJP passou também a ter condições de atender à demanda da fila de espera em proctologia do Hospital Barão de Lucena (HBL). Esse suporte às grandes grandes unidades de saúde permite que a população possa ser mais bem atendida.
“A data é importante, porque alcançamos 600 cirurgias num período de pouco mais de seis meses. É um marco importante, significativo para saúde pública de Pernambuco, mas também vale lembrar que essas cirurgias reduzem a fila de espera do Barão de Lucena, onde são realizadas as cirurgias mais complexas, diminuindo muito o tempo de espera. Estamos bem satisfeitos com o todo e vamos por mais”, considerou Thiago Marques, médico coloproctologista do HJP.