Exames de tomografia são ampliados para moradores do Agreste e da Zona da Mata

Passam a ser disponibilizados, por mês, mais de 500 procedimentos

A população de 20 municípios das regiões do Agreste Setentrional e da Zona da Mata Norte passou a contar com a ampliação na oferta de exames de tomografia computadorizada. O procedimento de imagem, não invasivo, produz imagens de alta qualidade dos órgãos internos do corpo e contribui para o diagnóstico de doenças. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) já disponibilizava 119 vagas mensais, por meio de uma clínica da cidade de Carpina. Desde o mês de janeiro deste ano, mais 384 vagas foram abertas, totalizando 503 tomografias mensais. A nova unidade credenciada para o serviço é a Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Surubim (Hospital São Luiz), na cidade de Surubim.

As marcações dos exames se dão por meio da Central de Marcação de Consultas Especializadas (CMCE), um sistema que as secretarias municipais de saúde acessam para agendar a realização dos procedimentos. As tomografias contemplam os pacientes das cidades da área de abrangência da II Gerência Regional de Saúde (II Geres), sendo eles Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência

A gerente da II Geres, Isabel Leal, ressalta a estratégia de ampliação do serviço, priorizando a regionalização e interiorização da saúde. “Esse credenciamento é um marco no acesso à saúde para os moradores da nossa região. O Estado está praticamente triplicando a oferta de cotas pactuadas para distribuição entre nossos 20 municípios, e ainda sendo feita de forma regionalizada. Assim, pacientes que antes precisavam se deslocar para o Recife para a realização dos exames passam a realizá-los bem mais próximo de suas casas, contando com uma excelente estrutura física e operacional. Continuaremos no monitoramento, compromissados com a regionalização”, pontua.

Os exames de densitometria óssea também foram ampliados para a região, no Hospital São Luiz, que passou a ofertar 104 procedimentos por mês. “Continuamos descentralizando os serviços e aumentando o alcance dos atendimentos à população de Pernambuco. Essa é uma das principais metas da nossa estratégia de levar serviço especializado o mais próximo dos pacientes”, destaca a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.