Evento será transmitido ao vivo no canal do youtube da Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE)
Nesta quinta-feira (30), às 14h, profissionais da área de saúde terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a intoxicação por metanol. A Conversa com as Áreas Técnicas, que é realizada semanalmente pela Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), terá como palestrantes nesta ocasião gestores do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIATox-PE).
Com transmissão ao vivo, a aula será conduzida por Rodrigo Patriota, coordenador geral do CIATox, e Américo Ernesto, coordenador médico da instituição. Na conversa, informações sobre sintomas e os riscos da ingestão de metanol, além de orientações sobre como proceder no caso de suspeita de intoxicação por bebidas adulteradas, além da indicação dos serviços de saúde que devem ser procurados pela população.
Os casos envolvendo o metanol em 2025 têm gerado apreensão. Em Pernambuco, houve 95 notificações de suspeita por intoxicação do químico, sendo 91 de residentes do Estado. Apenas 5 casos, no entanto, foram confirmados, 62 foram descartados e outros 24 seguem em investigação. Ao todo, 3 mortes foram confirmadas.
“Será uma oportunidade importante para trazer aos profissionais da área de saúde informações sobre este tema, que tem causado preocupação na população”, afirmou o coordenador do CIATox, Rodrigo Patriota. A aula poderá ser assistida ao vivo no canal de Youtube da ESPPE (https://www.youtube.com/@ESPPE) e ficará disponível para consultas futuras.


