Celebração faz alusão ao dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez e e lembra pacientes que receberam implante coclear
Nesta quinta-feira (07/11), o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) celebrou os 15 anos do Programa de Implante Coclear, iniciativa que começou no HAM em 2009 e já beneficiou mais de 200 pacientes, entre adultos, crianças e idosos. Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez (10/11), a unidade também reforçará a data com um evento especial no qual destacará conquistas, além de reforçar o compromisso do hospital com seus pacientes.
Por ocasião dos 15 anos do Programa de Implante Coclear, o encontro foi dividido em dois momentos: durante a manhã, houve uma reunião cultural e instrutivo, cujo tema central foi “Os desafios da inclusão de crianças, educação, adultos no mercado de trabalho e entre outras formas”. O objetivo foi conscientizar os pacientes sobre os desafios e as soluções para a inclusão efetiva de pessoas com deficiência auditiva em diversos contextos.
O programa do HAM é voltado para pessoas com perda auditiva severa ou profunda que não tiveram benefício com aparelho auditivo convencional. Esses pacientes são encaminhados para unidade para reabilitação e melhora da qualidade de vida
“É um programa que realmente está revolucionando, pois a reabilitação auditiva através do implante coclear é capaz de provocar uma mudança completa da vida dos usuários e familiares, uma vez que leva à possibilidade de ouvir e desenvolver a comunicação oral e poder ter sua vida inserida na sociedade como um paciente reabilitado,” destacou a coordenadora do programa, Mariana Leal.
Na parte da tarde, os pacientes participaram da revisão dos aparelhos auditivos em conjunto com empresas especializadas e fonoaudiólogos. A revisão acontece todo ano, no encontro, visando garantir que os dispositivos estejam em bom funcionamento, recebendo ajustes e orientações necessárias para o uso adequado dos implantes.