Em alusão ao Outubro Rosa, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) unidade gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), realizou uma palestra voltada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer de mama. O evento foi voltado para colaboradores administrativos, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Com o objetivo de reforçar o poder da informação na luta contra o câncer de mama, o encontro abordou sinais e sintomas de alerta, o papel do autoexame e a relevância dos exames de rastreamento para a detecção precoce da doença.
Durante a palestra, a médica mastologista do HAM, Vanessa Leal, destacou que o diagnóstico precoce é o determinante para o sucesso do tratamento. “Quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 95%. Por isso, é fundamental manter consultas e exames regulares, mesmo na ausência de sintomas ou histórico familiar”, destacou Vanessa.
Além dos aspectos clínicos, o momento também proporcionou uma reflexão sobre a importância da espiritualidade no enfrentamento do diagnóstico, ressaltando como ela pode contribuir para o equilíbrio emocional e fortalecer a adesão ao tratamento.


