A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) ampliou, nesta segunda-feira (13/10), a oferta de assistência ortopédica ambulatorial para diminuir as filas da especialidade na rede pública. Associado à estratégia, o Hospital Geral de Areias (HGA) recebeu o reforço de cinco ortopedistas, que vão atender pacientes com problemas relacionados à coluna, ombro, joelho, quadril e cotovelo.
O novo serviço proporcionará 1.600 mil atendimentos por mês, e a triagem será realizada pela Central de Regulação de Leitos do Estado, que encaminhará os pacientes para o HGA.
“O volume de trauma é muito grande no SUS. Então, a criação do ambulatório de ortopedia no Hospital Geral de Areias é mais uma oportunidade para o paciente do SUS cuidar da sua patologia. Nós ficamos felizes em poder contribuir e iniciar um serviço que não existia na unidade”, disse o médico ortopedista, especialista em ombro e cotovelo e um dos profissionais responsáveis pelos atendimentos, Diego Leal.
A diretora do HGA, Natália Costa, destacou a importância do começo dos atendimentos na unidade. “Estamos muito felizes em participar dessa estratégia do Governo de Pernambuco, com o início dos atendimentos no nosso ambulatório de ortopedia. Com iniciativas como essa, temos a certeza de levar a melhor assistência para os pernambucanos”, afirmou.
No HGA, os usuários vão ter acompanhamento clínico, com o fechamento de diagnóstico e as respectivas deliberações sobre as providências necessárias. Os atendimentos vão acontecer, semanalmente, de segunda a quarta, no horário da manhã e, na quinta-feira, em dois turnos.


