Atualização dos profissionais visa estimular a aptidão da equipe na resolução de intercorrências com pacientes
Profissionais de Enfermagem, lotados na enfermaria de trauma, do Hospital Otávio de Freitas (HOF), participam esta semana de treinamento voltado para o Suporte Básico de Vida (SBV). A iniciativa, promovida pela Superintendência e Supervisão de Enfermagem do serviço, está reunindo até esta quinta-feira (26/09) enfermeiros e técnicos de enfermagem de todos os plantões no setor de enfermaria traumatológica, em quatro turmas com cerca de 40 alunos cada.
“Buscamos com esta atualização dos profissionais, estimular a aptidão da equipe na resolução de intercorrências com pacientes críticos e semicríticos. O Suporte Básico de Vida é uma medida de suporte direcionada às vítimas de parada cardiorrespiratória, parada respiratória e em obstrução de vias aéreas, visando a manutenção da vida do paciente”, destacou a superintendente de Enfermagem do Otávio de Freitas, Betânia Costa.
O treinamento é conduzido pelos enfermeiros residentes do HOF, Sérgio Ricardo, Elaine Garcia e Emerson Henrique, sob o monitoramento da Superintendência da área e do supervisor de Enfermagem, André Santana. Por meio do uso de manequins, os participantes realizam simulações realísticas de casos de intercorrências com pacientes e realizam as principais ações recomendadas para reversão de cada caso.