Hospitais da rede estadual têm trabalhos aprovados no X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos

Profissionais dos hospitais Alfa e Pelópidas Silveira estarão presentes no evento, que acontece de 13 a 16 de novembro, em Fortaleza

As equipes do Hospital Alfa e do Hospital Pelópidas Silveira (HPS), serviços da rede pública estadual localizados no Recife e geridos pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), apresentarão seis trabalhos científicos X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, que acontece de 13 a 16 de novembro, em Fortaleza. Os temas abordados destacam inovações em cuidados paliativos que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias, ajudando também do avanço da área no país e reforçando o compromisso da rede com a qualidade e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS)

Organizado pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos, o evento reunirá cerca de 4 mil participantes de todo o Brasil. “Esse é um grande momento para a gente atualizar nosso conhecimento com referências nacionais e internacionais na área. Um dos pilares dos cuidados paliativos é a promoção de educação e de pesquisa para promover uma boa assistência. Então, acho essencial fomentarmos a produção de trabalhos científicos e de levá-los para esses eventos”, afirma a médica paliativista Alessandra Macêdo, que coordena o Serviço de Cuidados Paliativos e a residência médica de cuidados paliativos do Hospital Alfa, além de atuar no Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do Hospital Pelópidas Silveira.

O Alfa e o HPS se destacam na rede de saúde pelo atendimento de alta complexidade e pela abordagem humanizada nos seus serviços. O Alfa é referência em diversas especialidades, como cuidados paliativos, pneumologia, cardiologia e clínica médica. Já o HPS atende pacientes exclusivamente nas especialidades de cardiologia, neurocirurgia e neurologia. Ambos estão focados em aprimorar e qualificar os cuidados paliativos, beneficiando não só pacientes, mas seus familiares e toda a equipe hospitalar.

Congresso: Dos seis trabalhos aprovados para o evento, cinco são do Alfa e um do Pelópidas Silveira. Os trabalhos aprovados do Hospital Alfa são:

  • Impacto dos Grupos de Acompanhantes de Pacientes – A médica Anine Surui Santana da Silva mostra como o apoio estruturado aos familiares reflete no cuidado emocional e no tratamento dos pacientes.
  • Protocolo de Identificação Precoce para Cuidados Paliativos – A médica Alessandra Macêdo propõe diretrizes inovadoras para identificar pacientes elegíveis, com potencial de implementação em toda a rede pública.
  • Passeio Terapêutico no Hospital – A psicóloga Josene Ferreira Batista, que atuava no Alfa e agora é coordenadora de Suporte Psicológico da FGH, investiga como atividades de lazer no ambiente hospitalar proporcionam bem-estar aos pacientes.
  • Educação Continuada em Cuidados Paliativos – A médica Alessandra Macêdo apresenta um projeto interdisciplinar de qualificação das equipes, focando na melhoria contínua do atendimento.
  • A Essência do Cuidado – O Impacto do Farmacêutico na Humanização dos Cuidados Paliativos Hospitalares – Uma Revisão Sistemática – Apresentado pela médica paliativista Anine Surui Santana da Silva, este trabalho explora o papel fundamental do farmacêutico na humanização do cuidado em pacientes paliativos, enfatizando como a atuação desse profissional pode transformar o ambiente hospitalar.

Já o trabalho aprovado pelo Hospital Pelópidas Silveira é:

  • Passeio terapêutico com pacientes em cuidados paliativos no Serviço de Atenção Domiciliar: um relato de experiência – A médica Alessandra Macêdo e a equipe interdisciplinar do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do HPS relatam ida à praia com pacientes como passeio terapêutico e a importância da atividade para melhora da qualidade de vida de todos os envolvidos na ação.
Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade