Hospital da Restauração celebra Agosto Laranja com atividades educativas

Na programação, haverá um debate com orientações sobre a doença e uma confraternização com pacientes e profissionais

Ao longo do mês de agosto, profissionais do Hospital da Restauração (HR) realizam ações educativas para chamar atenção da sociedade para a esclerose múltipla (EM), uma doença degenerativa que acomete adultos jovens no mundo todo. As atividades estão ligadas ao movimento Agosto Laranja, cujo Dia Nacional de Conscientização da doença é celebrado no dia 30. O HR é a unidade de referência para atendimento e tratamento das pessoas com EM.

No dia 22 de agosto, pacientes e profissionais que trabalham no setor onde trata EM, no HR, se reunirão para uma confraternização, com orquestra, bingo e outras atividades. No dia 27, às 11h, a equipe fará um debate, através da conta @crappdd_hr, no Instagram, com o tema ‘Entendendo a esclerose múltipla’. Além disso, os profissionais da Pulsoterapia reforçarão as orientações sobre a EM com pacientes e acompanhantes que passarem pela unidade.

O Centro de Referência e Apoio a Pacientes com Doenças Desmielinizantes do Hospital da Restauração tem mais de dois mil pacientes cadastrados. Na Unidade de Infusão (Pulsoterapia), onde atuam profissionais médicos e de enfermagem, são atendidas mais de 200 pessoas por mês. Na sala, localizada no 8º andar do HR, os pacientes fazem as medicações endovenosas e recebem orientação sobre como devem continuar o tratamento em casa. A Pulsoterapia funciona de segunda a sexta-feira por demanda espontânea ou agendamento, por meio de consulta ambulatorial no próprio hospital.

CAMPANHA – O Agosto Laranja foi criado pela AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose com o objetivo de ser um movimento coletivo para desmistificar essa condição crônica de doença e fomentar o diagnóstico precoce, mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a patologia, seus amigos e familiares.

DOENÇA – A EM é a doença autoimune, do sistema nervoso central, que acomete predominantemente adultos jovens no mundo inteiro. Não se sabe o que causa a EM, e ainda não há cura para ela, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Dentre seus principais sintomas estão: fadiga, problemas de visão (diplopia, neurite óptica, embaçamento), problemas motores (perda de força ou função; perda de equilíbrio), alterações sensoriais (formigamentos, sensação de queimação). A especialidade médica que diagnostica e trata a EM é a neurologia.

Mais Notícias

HR realiza treinamento sobre AVC para UPA

Além das Unidades de Pronto Atendimento, profissionais do Samu e sociedade civil também serão capacitados Até a próxima semana, trabalhadores da saúde de 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da

Outros links

Menu

Acessibilidade