A-

A+

Hospital Getúlio Vargas promove evento sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Hospital Getúlio Vargas promove evento sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Nesta quinta-feira (11/09), o Hospital Getúlio Vargas realizou um evento de conscientização sobre violência contra mulher. A atividade reuniu servidores e convidados para duas palestras sobre o tema, que foram ministradas no auditório Newton Pedrosa.

Esse encontro faz parte das ações da Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalhador, do HGV, como parte do Programa Qualivida e contou com palestras da coordenadora de Vigilância de Acidentes e violência da SES-PE, Mariana Barros, e assistente social do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa (SAMWL), do Hospital Agamenon Magalhães, Luciene Santos.

“É importante porque temos um público misto e, apesar da saúde ser majoritariamente formada por mulheres, é fundamental falar também para os homens. Vamos apresentar dados coletados em todas as unidades de saúde do Estado, mostrando quais os tipos de violência mais comuns, quem são os agressores, em sua maioria, os próprios parceiros, e onde essas mulheres estão localizadas”, disse Mariana.

Segundo dados da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP), entre 2020 e 2024, 71% do número total de notificações de violência geral em Pernambuco foram em mulheres. O levantamento também aponta que, no ano de 2024, 81,1% das 9.541 vítimas de violência doméstica, no estado, são mulheres pretas. Ainda no ano, o material informa que os principais tipos de agressores contra as mulheres são os conjugues, ex-conjugues e as mães, respectivamente. Os dados alarmantes expõem a necessidade e a importância de se comentar sobre o assunto.

Durante a ação, também foi feita a distribuição e leitura de um cordel, além de discussões sobre o tema. Também foram apresentados dados referentes a violência contra a mulher, procedimentos em caso de violência sofrida e orientações do que fazer ao receber uma vítima de violência doméstica no hospital.

A outra palestrante, Luciene Santos, falou sobre o tema que foi abordado por ela na apresentação. “Acreditamos que quanto mais democratizamos o acesso à informação sobre a violência, seus tipos, formas de prevenção, combate e a rede de enfrentamento, mais fortalecemos a proteção das mulheres. Participar de eventos como este é sempre importante porque contribui para informar a população sobre um tema complexo, que precisa ser debatido e discutido. Assim, garantimos que cada vez mais pessoas conheçam e acessem os serviços disponíveis, tanto na saúde como em outras políticas públicas. Para nós, ações como essa são imprescindíveis”, relatou.

Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa (SAMWL) – Criado em 18 de junho de 2001, o espaço oferece assistência multiprofissional 24 horas por dia, sete dias por semana, com foco especial nas situações de violência sexual. O serviço fica Localizado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife, sendo considerado referência estadual no atendimento gratuito e sigiloso a adolescentes a partir dos 12 anos, mulheres e pessoas com capacidade de gestar.

SERVIÇO

Local: Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa – Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Recife-PE
Funcionamento: 24 horas por dia, todos os dias da semana
Público: Adolescentes a partir dos 12 anos, mulheres e pessoas com capacidade de gestar, vítimas de violência
Acesso: Demanda espontânea ou encaminhamento por unidades de saúde, delegacias e serviços de proteção.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Acessar o conteúdo