Os procedimentos cirúrgicos no Hospital da Restauração (HR) ganharam uma ferramenta a mais de segurança para os pacientes. Trata-se da aquisição de 8 novos equipamentos para a Anestesiologia. O investimento faz parte do Programa de Modernização dos Grandes Hospitais da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE).
Os aparelhos possuem várias funções acopladas, necessárias para monitorar anestesia, por isso, trazem maior segurança para as cirurgias de grande porte da Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Cirurgia Geral. Cada aparelho novo possui todas as funções que antes eram feitas por outros equipamentos separadamente.
Entre as múltiplas funções dos equipamentos adquiridos pelo HR/SES, destaca-se o BIS (índice bispectral), um monitor de nível de consciência, usado pelos médicos anestesiologistas, que quantifica a profundidade anestésica. A leitura do BIS é realizada através de um sensor composto por 4 eletrodos, que é colocado na testa do paciente.
De acordo com o coordenador da Anestesiologia do HR, Kevin Rafael, o uso de monitores da atividade elétrica cerebral dá ao profissional parâmetros para avaliar se o paciente se encontra na profundidade (anestésica) adequada. “Na prática, evita que aconteça o despertar durante a cirurgia”, explica o médico. “O aparelho deve ser usado em toda anestesia venosa total e em outros tipos de anestesias em que o paciente esteja incluído no grupo de risco para despertar no intraoperatório, como as cirurgias de urgência e emergência, as cirurgias com monitorização neurofisiológicas, entre outras”, completa Kevin.
O Bloco Cirúrgico do Hospital da Restauração possui 13 salas onde são realizados, por mês, cerca de 1.200 procedimentos cirúrgicos de todas as especialidades.