,

HR realiza treinamento sobre AVC para UPA

Além das Unidades de Pronto Atendimento, profissionais do Samu e sociedade civil também serão capacitados

Até a próxima semana, trabalhadores da saúde de 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Região Metropolitana do Recife receberão treinamento sobre ‘Código AVC’ (Acidente Vascular Cerebral). A capacitação acontece no auditório do Hospital da Restauração (HR), que é referência no atendimento aos casos da doença, e faz parte do movimento que a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) está promovendo para organizar a rede de atendimento.

Já passaram pelo treinamento os profissionais das UPAs de Nova Descoberta, Torrões, Caxangá, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Engenho Velho e Igarassu. Na próxima semana, os trabalhadores das unidades de São Lourenço, Barra de Jangada, Olinda, Ibura e Curado também serão treinados.

De acordo com a facilitadora do treinamento, a médica neurologista e coordenadora da Unidade de AVC do HR, Ana Dolores Nascimento, o objetivo principal é chamar atenção para a urgência que os casos da doença exigem. “É preciso saber como atender o paciente rápido, os cuidados que devem ser dados, e o que não deve ser feito, no atendimento pré-hospitalar fixo, como uma UPA, porque é para onde os pacientes vão primeiro. Além disso, precisamos que esses pacientes cheguem rápido ao hospital. Então, a ideia é quebrar as barreiras do atendimento, para que a pessoa chegue ao hospital o mais rápido possível”, explicou a médica.

Ainda segundo a neurologista, que também é coordenadora da Linha de Cuidados em Neurologia da SES-PE, a rede estadual de saúde também vai capacitar, posteriormente, os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e a sociedade civil. “É preciso que todo mundo esteja engajado e alinhado sobre o ‘Código AVC’, para que a gente crie um protocolo de atendimento, o qual todo mundo vai assinar, como um pacto de ajuda a esse paciente”, complementou Ana Dolores.

DADOS – Em Pernambuco, são registrados cerca de 14 mil AVC’s por ano. Aproximadamente 45% dos atendimentos que dão entrada na Emergência Clínica do HR são de AVC isquêmico. O Hospital da Restauração atende de 3,5 mil a 4 mil casos da doença, anualmente, dos quais 80% são isquêmicos.

Em 2023, a U-AVC do HR realizou 258 trombólise, procedimento no qual utiliza um medicamento para dissolver o coágulo, e que faz parte do protocolo padrão, para os casos de AVC agudo. Esse número representa um aumento de 98,5% em relação a 2022. Cerca de 90% das trombólises realizadas pela equipe do HR foram finalizadas sem nenhuma intercorrência.

REDE DE ATENDIMENTO – Pernambuco conta atualmente com três unidades de referência para tratamento do AVC isquêmico: Hospital da Restauração, no Recife; Hospital Pelópidas Silveira, na BR 232, no Curado (Recife); Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. A Unidade de AVC do HR funciona na Emergência Clínica e, em 2023, completou dez anos de atividade. O principal tratamento feito no HR é a Trombólise. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

RECONHECIMENTO – A Unidade de AVC do Hospital da Restauração (HR) foi premiada internacionalmente – com status Gold – pelos bons resultados apresentados no último trimestre de 2023. A premiação foi concedida pela Iniciativa Angels, que ajuda hospitais do mundo todo a se tornarem preparados para os atendimentos do AVC agudo. O HR foi um dos 25 hospitais premiados do Brasil – sendo um dos três públicos com administração do Estado.

Mais Notícias

Outros links

Menu

Acessibilidade