O mês de Setembro é importante por abordar a prevenção do suicídio, tema difícil, paradoxal e necessário. Por isso, alguns assuntos precisam ser pautados diariamente, como a saúde do trabalhador e a promoção do bem estar. Durante este mês, o Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) fará ações voltadas à valorização da vida e à promoção do bem estar de todos.
Numa ação conjunta do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho e da Superintendência Interdisciplinar, a unidade promoveu, na primeira semana de setembro, momentos de criatividade, alegria e ludicidade para os profissionais, familiares e usuários. A atividade, que teve como tema: “Vamos abraçar a vida?”, foi a primeira de várias.
A ideia foi unir pacientes, profissionais e familiares em uma pequena pausa para adotar autocuidados e fazer uma reflexão sobre a importância de um gesto democrático e transformador: o abraço.
“Falar sobre prevenção do suicídio é dificil, paradoxal e denso. Por isso pensamos em ações que possam, além de informar, nos fortalecer, estimular nosso cuidado e promover saúde. Os profissionais também precisam ser cuidados”, explicou a superintendente interdisciplinar do HUP, Eduarda Barbosa.
Ao longo do mês terá gincana, aulão de zumba e música clássica para os pacientes. Na última semana terá o encerramento com ginástica laboral, roda de conversa sobre literatura e meditação sonora.
“Cuidar da saúde mental é uma arte. No Hospital Ulysses Pernambucano, nós pintamos sorrisos, atuamos nas dores humanas mais profundas, ajudando cada paciente a escrever uma nova folha de esperança”, destacou a diretora médica, Elaine Souza.