Evento promovido pela Secretaria Estadual de Saúde visa ampliar a cobertura e qualificar o tempo de resposta do serviço de urgência nas regiões do Sertão
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) promoveu, nesta segunda e terça-feira (19 e 20/05), nos municípios de Arcoverde e Petrolina, reuniões estratégicas sobre a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os encontros foram voltados para os municípios que integram a III e IV Macrorregiões de Saúde — VI, VII, VIII, IX, X e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres) —, abrangendo os Sertões do Pajeú e do Araripe. Participaram prefeitos, secretários(as) municipais de saúde, gerentes regionais, técnicos das regionais, representantes da rede de emergência e urgência da SES-PE e representantes do Ministério da Saúde (MS).
O objetivo foi debater o fortalecimento e a ampliação da cobertura do SAMU nas macrorregiões, com foco na universalização do atendimento, qualificação da assistência e redução do tempo de resposta às urgências.
A gerente regional da VIII Geres, Ana Célia Carvalho, destacou a relevância do evento para a 4ª macrorregião. “Sediar esse encontro é de suma importância para a nossa região de saúde. Queremos garantir segurança e acessibilidade aos serviços de urgência para toda a população da IV macrorregião, com atendimento adequado a traumas, infartos e outras intercorrências. Estamos trabalhando para tornar a saúde cada vez mais regionalizada e descentralizada”, afirmou.
Durante o encontro, o coordenador-geral da Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Felipe Augusto Reque, apresentou estratégias para consolidar o processo de regionalização. Um dos pontos discutidos foi a necessidade de avançar nos acordos entre municípios e entes federativos para viabilizar a ampliação da frota, fortalecer a estrutura logística e operacional e promover maior integração entre as centrais de regulação.

No caso da IV macrorregião, o destaque foi para a central de regulação localizada em Petrolina, que atualmente é municipal e atende apenas ao município. A proposta é transformá-la em uma central regional, ampliando sua cobertura para todos os municípios da macrorregião. Já na III macrorregião, o foco está na expansão do consórcio do SAMU: dos 35 municípios da região, apenas 11 fazem parte atualmente, sendo necessário integrar os demais 24 para alcançar cobertura plena.
“Atualmente, apenas 11 dos 35 municípios da III Macrorregião contam com o SAMU 192. Nosso objetivo é ampliar esse número e garantir que todos tenham acesso ao serviço”, destacou o gerente da Vi Geres, Dayvison Amaral. “Estamos em diálogo com os gestores municipais para uma nova pactuação, e o encontro de hoje foi fundamental nesse processo. Discutimos financiamento, portarias e definimos encaminhamentos que devem começar a ser executados”, disse o gerente.
A gerente da Rede de Urgência e Emergência da SES-PE, Sheyla Vasconcelos, reforçou o compromisso do Estado com a ampliação do SAMU. “Tivemos agendas nessas macrorregiões com o objetivo de avançar na regionalização do SAMU 192 em Pernambuco e alcançar 100% de cobertura no estado. Esse é um trabalho que já vem sendo realizado há mais de um ano, em articulação com os gestores regionais e com o apoio do Ministério da Saúde. A nossa meta é garantir que todas as regiões tenham acesso ao serviço, como já ocorre na I e II macrorregiões.”
Dados – Atualmente, o SAMU no estado de Pernambuco possui cobertura populacional de 37,44% na III macrorregião (Sertão do Pajeú) e 31% na IV macrorregião (Sertão do Araripe).