O Abril Azul é o mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil pode ter mais de dois milhões de pessoas no espectro. Com o objetivo de debater, vivenciar e ampliar a conscientização sobre o tema, a III Gerência Regional de Saúde (Geres), em parceria com a Faculdade dos Palmares (FAP), realizou nesta terça-feira (01/04) o 2° Encontro Regional de Saúde da Pessoa com Autismo, na cidade de Palmares.
“Vivenciar o Abril Azul, estabelecido pela Organização das Nações Unidas, é fundamental para conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, dar visibilidade à causa e contribuir para uma sociedade mais informada, inclusiva e menos preconceituosa. Diante disso, identificamos a necessidade de intensificar o diálogo sobre o autismo nos serviços de saúde, especialmente nas unidades básicas de saúde, promovendo a intersetorialidade e buscando o apoio dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial e dos instrumentos disponíveis nos municípios da III Região de Saúde”, destacou a gerente da III Geres, Joyce Catarina.
PROGRAMAÇÃO – O evento teve início às 8h, com o acolhimento e credenciamento, incluindo a apresentação da banda da APAE e um cordel sobre o autismo. Em seguida, foram realizadas palestras. A advogada especialista em autismo, Camila Barros, ministrou sobre: “Direito e Autismo: Perspectivas e Desafios”. Já Caio Damásio, advogado especializado em direito público e eleitoral, autista e ativista, abordou “O Diagnóstico do Autismo na Vida Adulta”. Na sequência, a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com TEA e outras Neurodiversidades, Valdiza Soares, falou sobre “Autismo na Rede de Atenção à Saúde: Cuidado, Desafios e Possibilidades”.
No período da tarde, a psicóloga Frínea Martins da Costa Andrade apresentou a palestra “O Cuidado Multiprofissional à Pessoa Com Autismo”. Em seguida, ocorreu uma mesa-redonda sobre o mesmo tema, mediada por Maria Chiara Nascimento dos Santos, assistente social e coordenadora da APAE Palmares. O debate contou com a participação da profissional de educação física Maria Clara Porto da Silva; da psicóloga e analista do comportamento Frínea Martins da Costa Andrade; da nutricionista Nathalia Ribeiro; da psicóloga especialista em saúde mental e coordenadora clínica do CAPS de Catende, Carla Fabiana Félix da Silva; e da pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional Jenyffer Talita da Silva.